Mercado da Produção recebe mutirão de limpeza nesta sexta (29)
Ação teve o intuito de conscientizar a população do bairro da Levada, onde está localizado o ponto comercial, à criarem praticas que evitam a proliferação de doenças
Durante a manhã desta sexta-feira (29), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou um mutirão de limpeza e educação ambiental no entorno do Mercado da Produção, no bairro da Levada. O objetivo da ação era conscientizar as pessoas que residem na região e minimizar práticas que contribuam para a proliferação de endemias como a Leptospirose e a Dengue.
Cerca de 20 educadores, entre servidores e jovens aprendizes da Naturalle e da Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital, percorreram ruas da região orientado moradores e comerciantes a respeito do descarte irregular de resíduos, sobre os perigos causados pela prática negativa e sobre os dias e horários que a coleta regular atende a localidade.
Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, afirma que a consciência ambiental é essencial para a diminuição de problemas para a sociedade.
"Somente educando traremos o cidadão para o nosso lado na manutenção da limpeza da cidade. Descartar seu resíduo irregularmente contribui para que pragas e doenças sejam espalhadas em seu bairro, atraindo riscos para a saúde", disse.
Cícera Santos, moradora da região e frequentadora do mercado, afirma que presencia o despejo inadequado do lixo feito por seus vizinhos.
"Eu já tentei explicar para eles como isso pode ser prejudicial para quem mora no bairro. Esse lixo pode trazer doenças para as crianças e adultos. É um perigo para quem anda ou frequenta o mercado", ressaltou.
Contribuindo ainda mais com o combate as endemias, a Superintendência enviou 40 agentes de limpeza para realizarem serviços de capinação, varrição e pintura de meio fio em ruas e espaços públicos do entorno do Mercado da Produção, na Levada.
Com a ajuda de máquinas, os agentes também fizeram o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular, prática comum na região, em pontos de lixo do bairro, evitando o acúmulo e, consequentemente, a proliferação de animais peçonhentos, doenças e pragas.
De acordo com Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, a prática ainda é comum, o que dificulta o trabalho da Prefeitura em relação a limpeza.
"Infelizmente em alguns bairros de Maceió a situação é complicada. Vemos que o lixo é um fator que traz riscos para a saúde do ser humano, ajudando na proliferação de animais peçonhentos e pragas", afirmou.
Últimas notícias
Homem é morto a tiros e outro fica ferido durante ataque no São Jorge
Marido é suspeito de matar mulher queimada em sítio no Pontal da Barra
Lei Maria da Penha, 20 anos: Alagoas alcança melhor resultado da série contra o feminicídio
Maceió avança no Ideb e reforça compromisso com a qualidade e o desenvolvimento
Marcelo Beltrão destaca avanço de Alagoas para 26 escolas nota 10 no Ideb
Mulher é encontrada morta após incêndio em sítio no Pontal da Barra
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
