PAM Salgadinho oferta especialidades odontológicas e garante assistência em saúde bucal
Centro de Especialidades Odontológicas oferece serviços de endodontia, periodontia, prótese total, odontopediatria, cirurgia buco maxilo e entre outros
Reconhecido por ser a maior unidade de média complexidade do Nordeste, o PAM Salgadinho, localizado no bairro do Poço em Maceió, possui quinze blocos com atendimentos especializados em saúde. Entre os serviços ofertados à população está o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), encontrado no Bloco F da unidade.
O serviço de Endodontia estava suspenso desde 2017 e com a chegada da pandemia do novo coronavírus, outros serviços odontológicos também ficaram sem funcionar. No entanto, em 2021, após cinco meses da nova gestão, a Prefeitura de Maceió voltou a oferecer no CEO todas as especialidades relativas à saúde bucal, garantindo o compromisso e cuidado com os maceioenses.
Além da Endodontia, as outras especialidades que passaram a ser ofertadas no PAM Salgadinho são Periodontia, Radiologia, Prótese Total, Odontopediatria, Estomatologia e atendimentos para pacientes com necessidades especiais e Cirurgia Buco Maxilo, concentrados no Bloco F e realizados por 28 profissionais.
O Bloco I - local para tratamento de pacientes com HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - também dispõe de um consultório odontológico exclusivo para o atendimento desses pacientes. Ao todo, o CEO possui onze consultórios e um laboratório de prótese dentária.
Segundo a gerente de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Ducy Lily Farias, o serviço especializado disponibilizado no CEO assegura ao usuário o cuidado integral à saúde. “O PAM Salgadinho contava com sete consultórios odontológicos, hoje em dia já temos onze instalados que funcionam nos blocos F e I. É muito importante oferecer ao usuário todas as especialidades odontológicas porque garantimos o cuidado integral ao paciente, como está preconizado pelo Ministério da Saúde na política Nacional de Saúde Bucal e nos princípios do SUS, para que todo cidadão tenha direito ao acesso ordenado e organizado, de forma gratuita e com qualidade, aos sistemas de saúde”, explicou.
Para Sandrine Vieira, cirurgiã-dentista e coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas, a atenção integral aos usuários é primordial durante a realização do atendimento. “Enquanto coordenadora do bloco F percebo a importância de ofertar um serviço especializado aos usuários, pois garante a integralidade das ações de saúde, em que esse mesmo usuário vem referenciado do atendimento básico e no CEO é garantido o serviço de acordo com a especialidade ao qual foi encaminhado. Após a realização do procedimento há uma contrarreferência, onde o paciente retorna à Unidade Básica de Saúde, ao profissional que o encaminhou, para continuar o tratamento previsto”, destaca.
No início da ampliação dos serviços, a expectativa era de que Maceió atendesse, mensalmente, aproximadamente 700 pessoas, com previsão de aumento gradativo nos números de procedimentos. Atualmente, a demanda chega a 1.620 usuários atendidos por mês, sendo 405 usuários a cada semana.
Últimas notícias
Homem é condenado a mais de 27 anos por matar vítima que tentou impedir tráfico de drogas
Intervenção emergencial: BRK realiza reparo de vazamento de grande porte no Feitosa
Câmara de Maceió concede moção de aplauso para guardas municipais
Caio Bebeto critica MST e protagoniza embate em sessão da Câmara
Suspeito de matar homem a pauladas é preso poucas horas após o crime em União dos Palmares
Homem é preso com 30 kg de maconha no Aeroporto Zumbi dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
