Prefeitura de Maceió inicia trabalho de contenção da erosão na orla
Após os bigbags haverá a implantação de duas tecnologias definitivas nos 12 pontos de erosão identificados pela Defesa Civil de Maceió
A Prefeitura de Maceió iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), a intervenção de urgência para frear o processo erosivo na costa da capital em oito pontos da orla marítima, começando pela Jatiúca nas imediações do empresarial JTR.
A instalação dos bigbags acontece em caráter de urgência devido ao acelerado ritmo de degradação da infraestrutura costeira. O processo de implantação dos grandes sacos de areia seguirá diariamente, de acordo com a tábua da maré presente em Maceió e deverá ser finalizado dentro do prazo de 90 dias.
Logo após haverá a aplicação de duas tecnologias definitivas nos 12 pontos de erosão identificados pela Defesa Civil de Maceió, que vão do Pontal da Barra até a Praia da Sereia, em Riacho Doce.
Na Jatiúca, próximo ao JTR, será utilizada a tecnologia “blocos articulados” que funcionará como um escudo para proteger a orla, dissipando as forças das ondas.
Nos outros pontos será instalada a tecnologia holandesa conhecida como “anéis hexagonais”. Esta funcionará como uma grande colmeia que absorverá a água do mar, retendo a areia e dissipando o impacto das ondas antes de chegar na infraestrutura da orla. Este equipamento não precisa de manutenção.
Dentro dos próximos 15 dias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) estará apresentando ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) o projeto definitivo de contenção contra o avanço do mar, a fim de receber autorização ambiental para recuperar e proteger os 12 pontos emergenciais na orla marítima da capital alagoana.
Veja também
Últimas notícias
Capotamento deixa uma pessoa ferida em Penedo
Canal do Sertão recebe R$ 14,4 milhões para avançar em novas etapas
Homem fica ferido em colisão entre carro e caminhão na AL-105, em Matriz de Camaragibe
“O Brasil é o melhor país para quem anda errado”, diz Cabo Bebeto sobre ação do MST
Rafael Brito reafirma compromisso com a educação antirracista e renova apoio ao Projeto Angola Janga
Homem morto no Jacintinho trabalhava como mototaxista e não era o alvo de criminosos
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
