Seca revela bomba da Segunda Guerra Mundial em rio da Itália
O artefato, nunca detonado, foi achado por pescadores em um vilarejo no norte do país. A região enfrenta uma das piores secas em 70 anos.
Pescadores descobriram uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial perto da vila de Borgo Virgilio, no norte da Itália, próxima à cidade de Mântua, a 388 quilômetros de Roma. Ela estava submersa há mais de 70 anos no rio Pó, o mais longo do país, com 652 km de extensão.
Não é raro encontrar artefatos de guerra pela Europa. Só na Alemanha, por exemplo, estima-se que incríveis 2 mil toneladas de munição (incluindo bombas que não explodiram) sejam encontradas no país todos os anos. Mas o que chama a atenção para o objeto recém-encontrado é que ele só emergiu por causa da onda de calor extrema que a Europa enfrenta.
Nesses últimos meses de verão no hemisfério norte, as temperaturas atingiram níveis recordes em partes do continente. O norte da Itália, por exemplo, passa pela pior seca dos últimos 70 anos, o que causou a queda no nível de água do Pó – e fez a bomba aparecer.
Depois de evacuar as 3 mil pessoas que vivem nas proximidades da vila, um esquadrão anti-bombas cortou o fusível da bomba e a levaram para uma pedreira a cerca de 45 quilômetros. Lá, uma explosão controlada a destruiu. De acordo com os militares, ela pesava quase 450 quilos e tinha sido fabricada nos EUA.
Devido ao calor e à seca, a Itália declarou estado de emergência no mês passado para as áreas ao redor do rio Pó. No final de junho, Roma também registrou sua temperatura mais alta já registrada: 40,5 °C. E uma má notícia: graças às mudanças climáticas, ondas de calor extremas como essa devem se tornar cada vez mais comuns.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
