Polícia

Golpistas usam nome da UPA do Trapiche para cobrar realização de exames e transferência de pacientes

Eles chegam a pedir valores que variam entre R$ 750 e mil reais

Por 7Segundos com TV Ponta Verde 16/08/2022 15h03
Golpistas usam nome da UPA do Trapiche para cobrar realização de exames e transferência de pacientes
UPA do Trapiche - Foto: Marco Antônio / Secom Maceió

Golpistas estão utilizando o nome da Unidade de Pronto Atendimento do Trapiche, em Maceió, para cobrar por realização de exames complementares e transferência de pacientes. Eles chegam a pedir valores que variam entre R$ 750 e mil reais.

Vale lembrar que todos os serviços ofertados pelas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) são totalmente gratuitos. Em entrevista à TV Ponta Verde, o delegado Sidney Tenório deu algumas dicas de como evitar se tornar vítima desse golpe.

"Geralmente, eles conseguem informações de contato de parentes de pacientes internados, para tentar realizar a fraude. Jamais deve-se fazer esse tipo de transferência quando receber esse tipo de informação. E, claro, procurar uma delegacia para fazer o boletim de ocorrência", explicou.

Sidney disse que o dinheiro enviado nesses golpes dificilmente é recuperado, mesmo com os suspeitos sendo presos, uma vez que a dificuldade é rastrear a quantia.

Inclusive, segundo detalhou o delegado, a maioria dessas fraudes vem de fora do estado, de locais mais longe, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, etc. "Não se deixe enganar pelo DDD 82, alguma operadoras dão a opção de escolher esse código".