Veja as propostas dos candidatos ao Governo do Estado para as mulheres
Elas são 53% do eleitorado no pleito deste ano em Alagoas
Para as eleições deste ano, 53% do eleitorado, em Alagoas, é composto por mulheres. Serão 1.241.225 eleitoras tendo um papel fundamental na escolha de presidente, governador, senador e deputados. E para alagoanas, quais as propostas dos candidatos ao comando do Executivo Estadual. O 7Segundos procurou o plano de governo de cada um e traz os seus projetos.
Rui Palmeira (PSD)
- Na Saúde: Atendimento remoto para mulheres e crianças
- Na Segurança: prestação adequada dos serviços hoje ineficazes, além de políticas específicas voltadas aos jovens, mulheres e negros, construindo uma rede de incentivos e proteção social que deverá contribuir com a melhora significativa na área de segurança pública;
- Ampliar a rede de assistência para: a) Casa da Mulher Brasileira e b) Casas de Passagem para Mulheres
- Fortalecer as políticas voltadas para as mulheres por meio da implementação e aperfeiçoamento do Plano de Políticas para as Mulheres, construído pelas mulheres de todo o Estado de Alagoas, com orçamento, programas, projetos e ações intersetoriais para atender às mulheres de todas as idades em suas dimensões e diversidades: às trabalhadoras dos campos e das cidades de todoo Estado de Alagoas em especial as indígenas, às negras e quilombolas.
- Investir na implantação de delegacias para mulheres de forma regionalizado ,buscando o funcionamento 24h por dia.
- Construir política de aluguel social para as mulheres vítimas de violência.
- Ampliar o programa CRIA de segurança alimentar para gestantes e nutrisse.
- Ampliar, de forma consorciada com os municípios, o acesso a creches no estado de Alagoas, em particular às famílias inscritas no CAD ÚNICO.
- Investir para a instalação de Salas Lilás em hospitais da rede estadual de saúde.
- Investir nas equipes de Segurança Pública destinadas às vulnerabilidades de violência contra a mulher (Maria da Penha) no estado de Alagoas de forma regionalizada.
- Fortalecer o Conselho Estadual da Mulher
- Promover ações de reconhecimento e empoderamento de mulheres chefes de família, líderes comunitárias, entre outras, com atuação política
- Garantir os direitos das mulheres à educação de qualidade, à saúde, à moradia, ao trabalho, à geração de renda, ao lazer e aos demais serviços públicos
- Estimular a participação das mulheres na formulação, acompanhamento e avaliação dos planos, programas e projetos do estado nas questões de gênero
- Dispositivo de Segurança Preventiva ou Botão do Pânico, solução que permite às mulheres e outros segmentos vulneráveis, que se sentem ameaçados, avisarem as autoridades sobre a situação e transmitirem sua localização pelo GPS, a partir de aplicativos instalados nos smartphones. Esse serviço estará disponível na plataforma CONECTA ALAGOAS.
Fernando Callor (PTB)
- As mulheres de Alagoas que vivem em estado de extrema necessidade social terão direito à Bolsa Cidadã a partir de 2023. O programa, que será criado nas primeiras ações do Governo, vai ser destinado às mulheres que necessitam da ajuda para sobreviver, reforçando a rede de proteção social que é ofertada pelo governo federal, por meio do Auxílio Brasil e o Vale-Gás.
Rodrigo Cunha (União)
- Proteção da Juventude, Mulheres, Idosos e Pessoas com Deficiência
- Reduzir o déficit habitacional, estruturando um amplo Programa de Habitação, tendo como público elegível, famílias em situação de maior vulnerabilidade, priorizando famílias com mães-solo e mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência e idosos, bem assim iniciativas voltadas à construção, reforma e adequação de moradias precárias
- Fortalecer a rede de atendimento ao idoso, mulheres, crianças e adolescentes - vítimas de violência.
- Implantar o sistema de agendamento de exames médico-legal em casos de violência sexual contra mulheres e crianças.
- Priorizar a emissão de laudos e procedimentos periciais para elucidação de crimes contra mulheres em situação de violência, fortalecendo a proteção das mulheres.
- Viabilizar o Programa de Autonomia da Mulher Alagoana - AMA, como ações multissetoriais com foco em garantir autonomia financeira, social e psicológica às mulheres alagoanas.
- Criar o programa estadual de incentivo ao empreendedorismo feminino, com vistas a criar oportunidades econômicas para as mulheres e reduzir a dependência financeira.
- Criar e apoiar o Programa Mulheres Empoderadas, em articulação com os municípios, com iniciativas focadas na qualificação profissional e autonomia financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica.
Paulo Dantas (MDB)
- Criar cotas de encaminhamentos para vagas de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica e mulheres negras
- Fortalecer e expandir o projeto Mulheres Marisqueiras
- Implantar o programa Alagoas 50/50 em parceria com a ONU Mulheres
- Criar o programa Meninas Brilhantes, para inclusão de meninas e mulheres em áreas profissionais não tradicionais (Ciências, Tecnologias, Artes e Matemática)
- Desenvolver ações de apoio para a criação de cooperativas e associações profissionais de mulheres
- Implantar o Núcleo Ressocializador Feminino, para mulheres encarceradas e egressas do sistema prisional
- Criar o programa Porta de Entrada nos hospitais regionais, para o direcionamento das mulheres vítimas de violência sexual e domésticas à Rede Integrada de Proteção
- Expandir a capilaridade da Sala Lilás para todos os CISP´s do estado, em parceria com os municípios, para atendimento especializado de mulheres e vulneráveis vítimas de violência sexual e doméstica
- Criar o programa “Empodera”, com ações afirmativas integradas entre o poder público e a sociedade civil, para identificar oportunidades legais de criação de políticas de igualdade de gênero e aperfeiçoar o desenvolvimento profissional das mulheres
Últimas notícias
Homem imobiliza e desarma um dos atiradores em ataque em praia da Austrália
Autor de homicídio contra o próprio avô é preso por assassinar outro homem em Girau do Ponciano
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Comerciante de Craíbas está desaparecido há quatro dias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
