Eleições 2022

Aplicativo Pardal recebe denúncias na primeira semana de funcionamento em AL

No país, passou das mil denúncias nos sete primeiros dias

Por 7Segundos com TSE 25/08/2022 10h10
Aplicativo Pardal recebe denúncias  na primeira semana de funcionamento em AL
Aplicativo Pardal - Foto: Internet

Dos dias 16 a 24 de agosto, foram recebidas pela Justiça Eleitoral de Alagoas, quatro denúncias pelo aplicativo Pardal, na primeria semana de funcionamento. O sistema criado pela Justiça Eleitoral em 2014 recebe queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas. 

Os eleitores da região Sudeste foram os que mais fizeram denúncias até o momento, com 438 registros. Já no Nordeste, foram feitas 367 comunicações de propaganda eleitoral irregular. Nas demais regiões, o app registrou 245 denúncias no Sul, 177 no Centro-Oeste e 103 no Norte.

Além de irregularidades na propaganda, é possível denunciar outras práticas proibidas pela legislação eleitoral, tais como: compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político; uso da máquina pública para fins eleitorais; e uso indevido dos meios de comunicação social. A apuração de todas essas irregularidades compete ao Ministério Público Eleitoral.

O app é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, bem como em formulário web no Portal do Pardal. No site, é possível fazer o acompanhamento das denúncias, acessar estatísticas de abrangência nacional e estadual para todas as eleições a partir de 2018 e obter orientações sobre o que é ou não permitido durante a campanha eleitoral.