O que os candidatos a governador planejam para periferia de Alagoas
Paulo Dantas é o candidato com mais projetos específicos para poulação periférica
Mais 17% da população da capital alagoana vive em aglomerados subnormais, ou seja, em moradias construídas em favelas, grotas e outras formas de ocupação. Inclusive, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) divulgou, em 2021, um levantamento em que Maceió figura entre as capitais com maior porcentagem de favelas.
Por isso, o 7Segundos conferiu os planos de governo dos principais candidatos ao Governo de Alagoas, para saber quais são seus projetos para periferia e para população que vive em grotas e favelas.
Entre os principais candidatos, o governador Paulo Dantas (MDB) e o senador Rodrigo Cunha se destacam por citar especificamente as palavras ‘periferia’, ‘grota’ ou ‘favela’ em projetos.
Paulo Dantas (MDB)
A palavra ‘grota’ aparece em quatro projetos distintos no plano de governo de Paulo Dantas, governador candidato à reeleição. Os projetos são: ampliar e interiorizar o Programa Vida Nova nas Grotas; ampliar e interiorizar o Campeonato Taça das Grotas; ampliar o programa de Melhorias Habitacionais nas Grotas de Maceió e no interior do estado; e a criação do programa Unigrota, com ofertas de cursos de curta duração e profissionalizantes para jovens das grotas e de aglomerados subnormais.
Além disso, o atual governador também tem um projeto de criar programa de governo para valorização da população negra periférica
Rodrigo Cunha (União)
No plano de Rodrigo Cunha (União), a palavra periferia aparece três vezes: para priorizar as áreas periféricas nas ações de saúde, no lazer e esporte e em um projeto de "melhoria da situação das regiões periféricas em áreas urbanas, a exemplo de grotas e morros, considerando aspectos relacionados à infraestrutura, mas também ao enfrentamento à violência, à droga e ao narcotráfico".
Rui Palmeira (PSD)
O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira tem um projeto para promover a regularização fundiária combinada com a oferta de serviços sociais, especialmente nas periferias urbanas e no campo. A palavra periferia também é citada em tópico sobre mobilidade urbana.
Collor (PTB)
A palavra 'periferia' aparece cinco vezes no plano de governo de Fernando Collor (PTB), mas em nenhum plano específico.
Ela é citada para falar dos problemas de expansão urbana em relação ao abastecimento de água; a ausência de saneamento; da migração de famílias para áreas periféricas e desenvolvimento urbano. A palavra 'favela' também está no plano no tópico de fluxo de habitação.
Professor Cícero (PSOL)
A mesma coisa ocorre no plano de governo do candidato Professor Cícero Albuquerque, a palavra 'periferia' aparece duas vezes, mas apenas na apresentação de dados. Em nenhum projeto específico aparece as palavras periferia, favela ou grota.
Últimas notícias
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
