O que os candidatos a governador planejam para periferia de Alagoas
Paulo Dantas é o candidato com mais projetos específicos para poulação periférica
Mais 17% da população da capital alagoana vive em aglomerados subnormais, ou seja, em moradias construídas em favelas, grotas e outras formas de ocupação. Inclusive, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) divulgou, em 2021, um levantamento em que Maceió figura entre as capitais com maior porcentagem de favelas.
Por isso, o 7Segundos conferiu os planos de governo dos principais candidatos ao Governo de Alagoas, para saber quais são seus projetos para periferia e para população que vive em grotas e favelas.
Entre os principais candidatos, o governador Paulo Dantas (MDB) e o senador Rodrigo Cunha se destacam por citar especificamente as palavras ‘periferia’, ‘grota’ ou ‘favela’ em projetos.
Paulo Dantas (MDB)
A palavra ‘grota’ aparece em quatro projetos distintos no plano de governo de Paulo Dantas, governador candidato à reeleição. Os projetos são: ampliar e interiorizar o Programa Vida Nova nas Grotas; ampliar e interiorizar o Campeonato Taça das Grotas; ampliar o programa de Melhorias Habitacionais nas Grotas de Maceió e no interior do estado; e a criação do programa Unigrota, com ofertas de cursos de curta duração e profissionalizantes para jovens das grotas e de aglomerados subnormais.
Além disso, o atual governador também tem um projeto de criar programa de governo para valorização da população negra periférica
Rodrigo Cunha (União)
No plano de Rodrigo Cunha (União), a palavra periferia aparece três vezes: para priorizar as áreas periféricas nas ações de saúde, no lazer e esporte e em um projeto de "melhoria da situação das regiões periféricas em áreas urbanas, a exemplo de grotas e morros, considerando aspectos relacionados à infraestrutura, mas também ao enfrentamento à violência, à droga e ao narcotráfico".
Rui Palmeira (PSD)
O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira tem um projeto para promover a regularização fundiária combinada com a oferta de serviços sociais, especialmente nas periferias urbanas e no campo. A palavra periferia também é citada em tópico sobre mobilidade urbana.
Collor (PTB)
A palavra 'periferia' aparece cinco vezes no plano de governo de Fernando Collor (PTB), mas em nenhum plano específico.
Ela é citada para falar dos problemas de expansão urbana em relação ao abastecimento de água; a ausência de saneamento; da migração de famílias para áreas periféricas e desenvolvimento urbano. A palavra 'favela' também está no plano no tópico de fluxo de habitação.
Professor Cícero (PSOL)
A mesma coisa ocorre no plano de governo do candidato Professor Cícero Albuquerque, a palavra 'periferia' aparece duas vezes, mas apenas na apresentação de dados. Em nenhum projeto específico aparece as palavras periferia, favela ou grota.