Cícero Albuquerque lança guia eleitoral direto do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra
O local escolhido, assim como a campanha de Cícero, representa resistência, luta e esperança
O povo alagoano se reconhece na campanha do professor Cícero Albuquerque, um homem de luta que percorreu árduos caminhos para hoje se credenciar como candidato ao governo de Alagoas.
No primeiro dia de guia eleitoral, o professor da Ufal falou em sua curta aparição na televisão, diretamente do Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga em União dos Palmares.
O local escolhido, assim como a campanha de Cícero, representa resistência, luta e esperança. “São valores que Alagoas precisa para ser um lugar melhor de se viver”, diz.
Para ele, esta simbologia não está na somente na sua pele, mas em suas raízes e marca profundamente os caminhos que Alagoas deve percorrer. “Precisamos olhar para trás, para nossa história e assim fazermos as escolhas que moldarão nosso futuro”, acredita.
No guia, a campanha de Cícero Albuquerque aparece por apenas 22 segundos, mas sua exibição destoa dos malabarismos que fazem os outros candidatos para se aproximar do povo, afinal, o professor não precisa desses artifícios, pois, como educador popular e como professor de ensino fundamental, médio e universitário tem ligação direta com as classes populares. Seu histórico familiar não é diferente. Quando jovem, em Atalaia, Cícero trabalhou no roçado do campo e atuou em movimentos franciscanos e nas causas populares da igreja.
“Essa candidatura é um ato de ousadia e esperança, não apenas de Cícero e Eliane [sua companheira na chapa], mas de todo alagoano e alagoana que não beija a mão de poderoso”, afirma Cícero, do alto da serra onde Zumbi um dia comandou um exército de homens e mulheres rumo à liberdade.