AL entra no grupo de Estados com maiores chances de ter 2º turno para Governador
No Brasil, para ser eleito no 1º turno, o candidato precisa receber 50% mais 1 dos votos válidos, pelo menos
De acordo com levantamento realizado pelo Site Metrópoles, Alagoas será um dos estados que poderá ir para o segundo turno nas eleições para governador. Doze candidatos de outras regiões podem vencer a disputa já em 2 de outubro.
No Brasil, para ser eleito no 1º turno, o candidato precisa receber 50% mais 1 dos votos válidos, pelo menos. Ou seja, o vencedor precisa ter mais votos do que todos os adversários somados. O cálculo não considera os votos em branco ou nulos.
A seguir, os estados nos quais há postulantes a governador com intenção de voto para vencer a disputa já no 1° turno:
Bahia: ACM Neto (União Brasil)
Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB)
Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)
Goiás: Ronaldo Caiado (União Brasil)
Mato Grosso: Mauro Mendes (União Brasil)
Minas Gerais: Romeu Zema (Novo)
Pará: Helder Barbalho (MDB)
Paraná: Ratinho Jr. (PSD)
Piauí: Silvio Mendes (União Brasil)
Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT)
Roraima: Teresa Surita (MDB)
Tocantins: Wanderlei Barbosa (Republicanos)
Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29) pela Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). No cenário estimulado, quando perguntados em quem votariam para o Governo do Estado, 34,5% dos entrevistados responderam Paulo Dantas (MDB). Em seguida, vêm Collor (PTB), com 22,98%, Rodrigo Cunha (UB), com 13,53% e Rui Palmeira (PSD), com 7,56%. Outros 6,8% votariam em branco ou nulo e 14,59% não souberam responder.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo AL-09303/2022 e tem margem de erro estimada de 3%, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 97%.