TRE Alagoas inicia preparação de aproximadamente 8 mil urnas eletrônicas
Os servidores e servidoras da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) são os responsáveis pela coordenação dos trabalhos
Nesta sexta-feira, 16 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) iniciou a preparação das 8165 urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 02 de outubro. A abertura dos trabalhos foi acompanhada pela Comissão Eleitoral e pelo Observatório Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL).
Os servidores e servidoras da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) são os responsáveis pela coordenação dos trabalhos.
O procedimento consiste na instalação de dados e aplicativos a partir das mídias para carga, para votação e para gravação de resultados, bem como na lacração e na realização de auditorias e testes de funcionamento em todos os equipamentos. Na prática, trata-se da inserção em flash cards do nome e da imagem dos candidatos concorrentes neste pleito, além da formatação das mídias de resultado que registrarão os votos dados pelos eleitores em cada urna eletrônica.
O secretário de TI do TRE de Alagoas, Henrique Méro, explica que a urna eletrônica só pode ser considerada preparada após receber os dados oficiais e ser devidamente testada. “Durante esse processo são emitidos dois comprovantes, o extrato de carga, que é emitido após a inserção dos dados dos candidatos e eleitores; e o comprovante de carga, que é emitido após o teste. Em sequência, as urnas recebem os lacres assinados e terão suas embalagens identificadas com a Zona Eleitoral, o município e a seção a que se destinam”.
À medida que forem preparadas, as urnas eletrônicas são transportadas para os cartórios eleitorais de todo o Estado, onde permanecem até o sábado, véspera da eleição. Ainda no sábado, é feito o transporte e distribuição das urnas para os locais de votação e acontece uma nova etapa de verificação, para descartar a hipótese de algum problema ocasionado pelo transporte ser detectado.
“No caso de divergência de informações ou falha de funcionamento, as urnas poderão ser submetidas a procedimentos de contingência, ajuste de data/hora ou ainda receberem nova “carga”, que deverá será feita no cartório eleitoral, podendo os representantes do MP, da OAB e dos partidos políticos e coligações acompanhar todos os procedimentos nesses locais”, esclarece o secretário de TI do Tribunal.
Últimas notícias
Proporção de quem estava em home office recua em 2024 e chega a 7,9%
Placa solar provoca incêndio em marcenaria no bairro do Feitosa, em Maceió
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei Antifacção; texto segue para o Senado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
