Maceió

Unidade Osvaldo Brandão chega a seis mil atendimentos no Corujão da Saúde

Flexibilidade e trabalho humanizado são os segredos para a maior procura

Por Assessoria 19/09/2022 16h04
Unidade Osvaldo Brandão chega a seis mil atendimentos no Corujão da Saúde
Corujão da Saúde, da Prefeitura de Maceió, facilitou o acesso das pessoas aos serviços nas unidades da capital. - Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

“Eu costumava vir ao posto pela manhã, mas só quando tinha folga no trabalho. O que era raridade”, comenta Edmilson Cavalcanti, durante a fila do atendimento no Corujão da Saúde, na Unidade Osvaldo Brandão, no bairro da Ponta da Terra. A unidade é a recordista em atendimentos do programa Corujão da Saúde, que instituiu o horário de funcionamento até às 21h nas unidades de saúde da capital. São 6.002 até a primeira quinzena de agosto deste ano.

Desde dezembro de 2021, o maceioense conta com 19 unidades de saúde atendendo até às 21h, em todos os pontos de Maceió. Até o momento, quase 60 mil atendimentos foram contabilizados no programa. Pessoas como o senhor Edmilson agora tem onde realizar suas consultas e exames, sem ter que pedir ausência no trabalho.

Aos seus 59 anos, ele lamenta não ter dado atenção à saúde ao longo da vida, pois as demandas laborais dificultavam o acesso aos serviços médicos. O que ficou para trás.

“Agora ficou mais fácil. Não preciso usar a minha folga e nem faltar ao trabalho para me consultar. Além do mais, à noite é mais tranquilo, eu largo do serviço, passo em casa, tomo banho, tomo meu cafezinho e venho”. Com a oportunidade, seu Edmilson passa a usar os serviços de saúde com mais frequência e assim correr atrás do tempo perdido, em que negligenciou a saúde por conta do trabalho.

Os serviços oferecidos no horário noturno são distribuídos nas modalidades: clínica geral, odontologia e enfermagem. Também estão disponíveis os serviços de Proteção Básica, como teste rápido, pré-natal, puerpério, vacinação, curativo, verificação de pressão e glicemia, entre outros. Normalmente são 15 fichas diárias e para ser atendido é necessário levar o cartão do SUS e um documento com foto.

A USB Osvaldo Brandão, localizada no bairro da Ponta da Terra, na zona Sul de Maceió, é recordista em atendimentos. Nesta unidade, são sete servidores dedicados exclusivamente ao Corujão.

Para o diretor da USB Osvaldo Bransão, Frederico Souto, o recorde de atendimento é resultado do acolhimento que é dado aos usuários. Segundo ele, além do atendimento humanizado os servidores sempre dão um jeitinho para atender mais pacientes do que o estabelecido previamente.

“Aqui, nós atendemos moradores da Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Poço, Jatiúca, mas não só eles, sempre tem alguém mais. Atendemos também pessoas que moram na parte alta, mas trabalham aqui embaixo e preferem se consultar conosco no final do expediente. E para nós é uma alegria estarmos de portas abertas para atender todo mundo”, confirma Frederico.

A técnica de enfermagem Camila Brandão, responsável por fazer a triagem dos pacientes, lembra com orgulho os momentos em que os usuários reconhecem os cuidados prestados por sua equipe. A servidora coleciona histórias que, segundo ela, fazem jus à profissão.

“Uma vez chegou aqui um senhor que estava infartando e nós prontamente o levamos para a UPA mais próxima. Ele sobreviveu e no outro dia veio aqui quase chorando para agradecer”, relatou Camila.

Para a dentista Laura Soares, a Unidade carrega um conjunto de méritos que faz com que seja tão procurada. De acordo com a profissional, o mais importante disso tudo é que as pessoas estão buscando e consequentemente tendo mais acesso aos serviços de saúde.

“Com mais oferta, as pessoas estão mais atentas, tomando mais cuidados com a saúde, procurando os serviços com mais frequência. Eles estão percebendo que tem mais chance, mais oportunidades. Agora, eles podem cuidar mais da saúde e isso me deixa muito feliz”, explica sorridente a odontóloga.