Guerreiro alagoano a caminho de ser patrimônio imaterial do Brasil
Abaixo assinado será encaminhado ao IPHAN

As fitas. Os balançar dos braços. A voz de minha avó Maria cantando. Essas são lembranças da infância que carrego junto ao Guerreiro, folguedo genuinamente alagoano e que agora pode se tornar patrimônio imaterial do Brasil.
O Fórum de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte) iniciou uma campanha para recolher assinaturas e encaminhá-las ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dando assim, abertura ao processo.
O momento escolhido para isso, foi um encontro de mestres de Guerreiro, na manhã desta sexta-feira (23), no anexo do Teatro Deodoro. Mais de 1.500 assinaturas foram recolhidas, e a entidade pede que mais alagoanos, assinem o pedido que pode ser acessado, clicando aqui.
O Guerreiro é um grupo de dançadores e cantadores semelhante ao Reisado, mas com maior número de figurantes e episódios, maior riqueza nos trajes e enfeites e maior beleza nas músicas. É um folguedo natalino surgido em Alagoas entre os anos de 1927 e 1929, sendo o resultado da fusão de reisados alagoanos, da Chegança, dos Pastoris e do Auto das caboclinhas.
Rico em cores e enredo, é o folguedo mais frequente nas festas populares, possuindo vários personagens como rei, rainha, mestre, contra-mestre, dois embaixadores, general, lira, índio Peri e seus vassalos, dois Mateus, dois palhaços, às vezes uma Catirina, a sereia, a estrela de ouro, a estrela brilhante, a estrela republicana, a banda da lua e as figuras ou "figural".
Os trajes são multicoloridos, imitação dos antigos trajes nobres, adaptados ao gosto e às possibilidades econômicas. Usam fitas, espelhos, contas de aljôfar, enfeites de árvore de natal nos chapéus, que aparecem em forma de igrejas, palácios e catedrais, diademas, coroas, guarda-peitos, calções e mantos.
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
