TRE/AL defere pedido de tropas federais para mais cinco municípios
Em Matriz de Camaragibe, Lira afirma que a localidade é reconhecida pelas tensões políticas acirradas, notadamente neste momento com a assunção ao cargo de prefeito por Fernando Cavalcante, filho do ex-prefeito Cícero Cavalcante.
Na tarde desta segunda-feira (26), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deferiu o pedido de reforço das tropas federais para os municípios de São Sebastião, Campo Alegre, Junqueiro, Teotônio Vilela e Matriz de Camaragibe. O pedido de envio das tropas foi formulado pelo deputado federal Arthur Lira, que salientou a necessidade de reforço para garantia da normalidade e segurança na eleição do próximo domingo.
Sobre São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela e Campo Alegre, o deputado narrou que o clima político na região tem se acirrado de forma insustentável, cuja disputa na eleição é comandada de um lado pelo atual prefeito de Junqueiro, e de outro, pela candidata a vice-governadora Jó Pereira, salientando ainda que todos os municípios referidos são conduzidos por membro dos dois grupos políticos, seja situação e/ou oposição.
Em Matriz de Camaragibe, Lira afirma que a localidade é reconhecida pelas tensões políticas acirradas, notadamente neste momento com a assunção ao cargo de prefeito por Fernando Cavalcante, filho do ex-prefeito Cícero Cavalcante. O deputado informa, ainda, que Cavalcante costuma ser acompanhado de forte aparato ilegal de segurança com policiais da reserva remunerada, além de membros armados da Guarda Civil municipal.
“De acordo com o apresentado no pedido de tropas federais, de acirrada e violenta disputa política nas mencionadas localidades, com o sério risco de interferir no livre exercício do voto dos eleitores e eleitoras, de provocar instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, bem como gerar um clima de ameaça que possa resultar em prejuízo irreparável ao processo político democrático, verifico a necessidade, em caráter excepcional, de reforço na segurança das eleições nos municípios”, verificou o desembargador Otávio Praxedes, relator do processo no Pleno do TRE/AL.
O governo do Estado de Alagoas não se manifestou acerca da garantia da segurança nas localidades. As Zonas Eleitorais manifestaram-se favoravelmente ao pedido de força federal, a fim de garantir a segurança e transparência do processo eleitoral em curso, à exceção da 47ª Zona Eleitoral, que consignou ser desnecessária a requisição pretendida, por não haver histórico de atos de violência nas últimas eleições realizadas em Campo Alegre.
Últimas notícias
Concurso dos Bombeiros reabre inscrições e amplia opção de concorrência
Concurso da PM reabre inscrições e permite opção por vagas para pessoas com deficiência
Zanin manda PF entregar dados de celular de Vorcaro em seu gabinete
PGE recomenda que governador vá ao STF contra duas leis aprovadas em Alagoas
Estado marca leilão para vender imóveis considerados sem interesse público
Gabi e GG realizam carreata com Renan Filho e Renan em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
