[Vídeo] PF prende homem que induzia criança em Alagoas a produzir fotos e vídeos íntimos
A ‘Operação Identidade Oculta’ foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (4)
A Polícia Federal (PF) prendeu no estado do Maranhão um homem acusado de crimes de abuso sexual infantil. Ele usava perfis falsos na internet para induzir crianças, preferencialmente do sexo feminino, a produzir fotos e vídeos íntimos. Uma das vítimas reside em Alagoas. A ‘Operação Identidade Oculta’ foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (4).
O objetivo da ‘Operação Identidade Oculta’ é reprimir crimes de abuso sexual infantil, praticados através da internet com a utilização de perfis falsos de redes sociais. As investigações preliminares indicam que um suspeito criou pelo menos um perfil falso em uma rede social, fingia então ser um adolescente, para induzir crianças a produzir fotos e vídeos íntimos.
Segundo a Polícia Federal, foram cumpridos dois mandados de busca, sendo um no estado do Maranhão e outro em São Paulo. O usuário do perfil falso foi preso preventivamente no Maranhão.
Durante as buscas foram apreendidos os smartphones utilizados pelos moradores das residências. Conforme informou a PF, esses equipamentos serão encaminhados aos peritos com o objetivo de identificar elementos que apontem que era o usuário do perfil falso utilizado para assediar a criança alagoana.
A Polícia Federal destacou ainda que a investigação continuará com o objetivo de identificar a criação de outros perfis falsos e novas vítimas.
O delegado da PF, Francisco Luis Marques Ribeiro Filho, alertou aos pais e responsáveis sobre a importância da monitoração dos filhos. “Esse tipo de operação serve também para alertar as famílias para que monitorem e tenham cuidado com a exposição dos seus filhos na internet porque muitas vezes esses abusadores, eles escolhem seus alvos pelo conteúdo que eles encontram em redes sociais. Crianças que têm redes sociais, que postam muitas fotos, postam muitos detalhes das suas vidas, elas se tornam alvos fáceis para esses abusadores. Então, aos pais, tenham cuidado, observem o que os seus filhos postam nas redes sociais para evitar que eles possam vir a ser alvos desses elementos”, avisou.
Grooming
Esse tipo de ação criminosa é conhecido como “grooming”. É comum que abusadores sexuais infantis utilizem perfis falsos com fotos de crianças ou adolescentes com o objetivo de ganhar a confiança de suas vítimas. Após algumas conversas as vítimas são convencidas a tirar fotos ou gravar vídeos sensuais e depois enviá-los ao assediador, sem saber que estão sendo enganadas. Caso a vítima não colabore, o abusador passa a constrange-la, ameaçando seus familiares ou ameaçando publicar fotos ou vídeos anteriormente enviados pela criança em páginas abertas ou em redes sociais de conhecidos.
Confira aqui o vídeo do delegado Francisco Luis Marques Ribeiro Filho:
Veja também
Últimas notícias
Arthur Lira garante investimentos e Satuba ganha mais de 54 mil m² de pavimentação asfáltica
Cibele e Abrahão Moura se reúnem com governador Paulo Dantas para discutir investimentos em Paripueira
2ª Mostra ‘Alagoas – Terra de Guerreiros’ acontece no próximo sábado em parceria com o Pinto da Madrugada
Caso Orelha: polícia pede internação de adolescente envolvido no crime
Polícia pede ajuda para encontrar pai e filha que desapareceram em janeiro em Arapiraca
Mulher do sertanejo Henrique foi presa após cometer crime e infrações nos EUA
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
