Alagoas registra 17 casos de crimes eleitorais no primeiro turno das eleições 2022
A maior parte desses crimes foi de boca de urna
Com o primeiro turno das eleições gerais de 2022 encerrado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou o boletim de crimes eleitorais ocorridos durante o pleito na noite deste domingo (2). Alagoas aparece ao lado de Sergipe entre os estados brasileiros com o menor número de infrações.
De acordo com os dados apurados até as 20h do domingo e disponíveis no site do Governo Federal, foram registradas 17 ocorrências de crimes eleitorais no estado.
A maior parte desses crimes registrados foi o de boca de urna, com cinco ocorrências. Logo atrás está o crime de compra de votos e ou corrupção eleitoral com 4 casos identificados.
As demais infrações, como a violação ou tentativa de violação do sigilo eleitoral, o transporte irregular de eleitores e crimes contra candidatos registraram ao todo somente 1 ocorrência.
NO NORDESTE
Entre os estados do Nordeste, a Bahia registrou a menor quantidade de crimes eleitorais, com 8 ocorrências identificadas, até as 20h do domingo de eleições.
Já em primeiro lugar, está o estado de Pernambuco, com 58 crimes eleitorais registrados até a última atualização feita pelo MJSP. Logo abaixo, encontra-se o estado da Paraíba, com 45 casos.
A apuração dos casos é em conjunto com as forças de Segurança Pública, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.
Além dos representantes institucionais das 27 unidades federativas, também participam: representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das Polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dos Corpos de Bombeiros Militares, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Confira a lista do Nordeste
AL - 17
BA - 8
CE - 27
PB - 45
PE - 58
PI - 17
RN - 24
MA - 38
SE - 40