Arquidiocese de Maceió proíbe uso de símbolos católicos em eventos políticos
O Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, reforçou que a Igreja é apartidária
A Arquidiocese de Maceió proibiu o uso de símbolos, siglas e ícones católicos para beneficiar qualquer que seja a atividade envolvendo ideologia política ou convocação dos fiéis católicos para eventos dessa finalidade. A decisão foi divulgada por meio de nota oficial, assinada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes.
No posicionamento, Dom Antônio, reforçou que a Igreja Católica Apostólica Romana é apartidária, ou seja, sem ideologias ou posicionamentos partidários; e que todo cristão deve ter a exata compreensão sobre a democracia e o bem comum.
“Nenhum evento com a finalidade de ideologia política deve ser associado à Igreja Católica Apostólica Romana e não há minha autorização para isto. Recordo, ainda, que todo e qualquer evento, mesmo com objetivo evangelizador, no território arquidiocesano deve ser comunicado previamente na Cúria metropolitana para análise”, consta no documento.
Já em relação ao posicionamento público do Clero com relação a ideologia partidária, a orientação é para que os padres e diáconos não usem de sua autoridade eclesial para fomentar ou exercer qualquer tipo de fala indicando candidato ou partido A, B ou C. As ações contrárias devem ser investigadas e os clérigos envolvidos vão responder sobre o assunto.
“Expressamos, em um decreto emitido em agosto de 2016, o posicionamento e as orientações desta Arquidiocese sobre participação em pleito eleitoral e expressão pública de intenção de voto para os clérigos. A Igreja é mensageira da Paz e jamais padres e leigos devem colaborar, com discursos ou ações, que incitem ódio ou atos de violência.”
Últimas notícias
Polícia do Rio não consegue localizar Pedro, do BBB26
Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende temporariamente Pix
Deputada Cibele Moura acompanha entrega da nova unidade da Oplit, na Ponta Verde: "Mais segurança para população"
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
