Arquidiocese de Maceió proíbe uso de símbolos católicos em eventos políticos
O Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, reforçou que a Igreja é apartidária
A Arquidiocese de Maceió proibiu o uso de símbolos, siglas e ícones católicos para beneficiar qualquer que seja a atividade envolvendo ideologia política ou convocação dos fiéis católicos para eventos dessa finalidade. A decisão foi divulgada por meio de nota oficial, assinada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes.
No posicionamento, Dom Antônio, reforçou que a Igreja Católica Apostólica Romana é apartidária, ou seja, sem ideologias ou posicionamentos partidários; e que todo cristão deve ter a exata compreensão sobre a democracia e o bem comum.
“Nenhum evento com a finalidade de ideologia política deve ser associado à Igreja Católica Apostólica Romana e não há minha autorização para isto. Recordo, ainda, que todo e qualquer evento, mesmo com objetivo evangelizador, no território arquidiocesano deve ser comunicado previamente na Cúria metropolitana para análise”, consta no documento.
Já em relação ao posicionamento público do Clero com relação a ideologia partidária, a orientação é para que os padres e diáconos não usem de sua autoridade eclesial para fomentar ou exercer qualquer tipo de fala indicando candidato ou partido A, B ou C. As ações contrárias devem ser investigadas e os clérigos envolvidos vão responder sobre o assunto.
“Expressamos, em um decreto emitido em agosto de 2016, o posicionamento e as orientações desta Arquidiocese sobre participação em pleito eleitoral e expressão pública de intenção de voto para os clérigos. A Igreja é mensageira da Paz e jamais padres e leigos devem colaborar, com discursos ou ações, que incitem ódio ou atos de violência.”
Últimas notícias
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
