Após citação em julgamento, conversa entre Gustavo Xavier e delegada da PF é divulgada
Imagens mostram que ele queria a presença de alguém da PF no local

Após a citação no julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que confirmou o afastamento do governador Paulo Dantas (MDB), imagens do diálogo em questão, envolvendo o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, foram divulgadas.
Trata-se de uma conversa entre ele e a delegada da Superintendência da PF em Alagoas, Mariana Cavalcante. Durante o julgamento, foi apontada uma suposta interferência por parte dele nas investigações da PF.
No entanto, nas imagens, Gustavo Xavier mostra que informou a Mariana Cavalcante sobre a presença de um dos envolvidos no caso na Polícia Civil. Em um momento da conversa, ele diz que seria “interessante” a presença de um delegado da PF durante o depoimento.
Depois do julgamento do STJ nessa quinta-feira (13), a Associação dos Delegados de Polícia Civil de Alagoas e o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil saíram em defesa do delegado-geral. As entidades afirmam que a ministra foi induzida pela delegada da Polícia Federal a essa conclusão.
Nos autos, a ministra do STJ, Laurita Vaz, afirmou que Dantas interferiu, por meio do delegado-geral, na investigação que culminou no seu afastamento. Ela diz que foi informada por Cavalcante sobre a conversa entre os dois delegados e entendeu que houve "atrevimento" de Xavier na investigação.
"Causa perplexidade o atrevimento do delegado geral da Polícia Civil de ligar para o celular de uma delegada de Polícia Federal para forçar uma 'nova oitiva' de um dos operadores do esquema criminoso", disse a ministra.
Confira nota:
“É preciso esclarecer que, ao contrário do que se quis demonstrar, o Delegado Gustavo Xavier cumpriu com seus deveres funcionais quando foi procurado pelo investigado José Everton e seu advogado para prestar depoimento na sede Polícia Civil. Ao tomar conhecimento de que o depoimento seria sobre abuso de autoridade na condução de José Everton para a Polícia Federal, o delegado Xavier imediatamente manteve diálogo por Whats App com a delegada Mariana para informá-la. Pediu que ela comparecesse ou mandasse representante para acompanhar o depoimento. Diante da negativa, comunicou que tomaria o depoimento, adotaria as providências legais no âmbito da Polícia Civil, instaurando o inquérito policial de atribuição da Polícia Civil, e encaminharia cópia do termo para a delegada da Polícia Federal, o que fez pelos canais oficiais”.
Últimas notícias

Homem é flagrado com drogas em praça pública de Palmeira dos Índios
![[Vídeo] Após 12 horas de combate, bombeiros apagam incêndio na fábrica de plásticos em Maceió](https://img.7segundos.com.br/DiGkSPeDX1v9MaH_EHaPKrgZqbg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-10-at-142807.jpeg)
[Vídeo] Após 12 horas de combate, bombeiros apagam incêndio na fábrica de plásticos em Maceió

Mulher é detida após furtar farmácia na Jatiúca, em Maceió

Jovem é flagrado pilotando moto sem habilitação e mãe é autuada em Arapiraca

Dois homens são flagrados com 210 gramas de maconha em Arapiraca

Bando armado mata homem com oito tiros no bairro Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
