Demi? Pan? Entenda as orientações sexuais pautadas em comportamento
Após Iza se assumir demissexual e Boca Rosa relembrar sua pansexualidade, terapeuta explica importância de entender o próprio funcionamento
Após Iza se assumir demissexual e Boca Rosa relembrar sua pansexualidade, surgiram muitas dúvidas sobre as tantas outras letras que compõem a sigla LGBTQIA+. Apesar do que a maioria das pessoas pode acreditar, orientações sexuais não dizem respeito apenas à atração sexual atrelada a gêneros, mas também a comportamentos.
“A sexualidade vai muito além de atração e questão de gênero. Cada uma dessas orientações trabalha uma questão funcional, cognitiva e comportamental do sujeito”, explica a psicóloga e sexóloga Alessandra Araújo.
Segundo a especialista, o fato de surgirem e serem discutidas cada vez mais variações de orientação muito se deve à maior clareza que as pessoas têm para se entender, uma vez que a sexualidade é um tabu menor hoje em dia.
“É muito importante que essa identificação não seja invalidada ou negligenciada, porque cada um funciona de uma forma diferente — e está tudo bem. Quando essas nomenclaturas são diminuídas e as pessoas não têm a permissividade necessária para se identificar, existe muito sofrimento psíquico”, afirma.
Curioso para saber do que se trata cada orientação sexual ligada a questões comportamentais e não de gênero? Confira:
Demissexualidade: orientação da cantora Iza, trata-se de apenas conseguir sentir atração sexual quando existe conexão, admiração e algum nível de intimidade com a outra pessoa.
Pansexualidade: orientação de famosos como Boca Rosa e Reynaldo Gianecchini, a pansexualidade consiste em sentir atração sexual por pessoas, independente de gênero, orientação, pensamentos etc.
Assexualidade: são assexuais as pessoas que não sentem atração sexual. Elas podem sentir outros tipos de atração, como a romântica, e até mesmo ter vida sexual, mas não chegam a experienciar atração sexual.
Graysexual: já os graysexuais até sentem atração sexual, mas é bastante raro.
Litossexual: as pessoas litossexuais sentem atração sexual sem nenhuma intenção ou vontade de serem correspondidas.
Sapiossexual: os sapiossexuais são as pessoas que pautam sua atração sexual em admiração intelectual. Ou seja, só sentem vontade de transar com pessoas inteligentes.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
