Demi? Pan? Entenda as orientações sexuais pautadas em comportamento
Após Iza se assumir demissexual e Boca Rosa relembrar sua pansexualidade, terapeuta explica importância de entender o próprio funcionamento
Após Iza se assumir demissexual e Boca Rosa relembrar sua pansexualidade, surgiram muitas dúvidas sobre as tantas outras letras que compõem a sigla LGBTQIA+. Apesar do que a maioria das pessoas pode acreditar, orientações sexuais não dizem respeito apenas à atração sexual atrelada a gêneros, mas também a comportamentos.
“A sexualidade vai muito além de atração e questão de gênero. Cada uma dessas orientações trabalha uma questão funcional, cognitiva e comportamental do sujeito”, explica a psicóloga e sexóloga Alessandra Araújo.
Segundo a especialista, o fato de surgirem e serem discutidas cada vez mais variações de orientação muito se deve à maior clareza que as pessoas têm para se entender, uma vez que a sexualidade é um tabu menor hoje em dia.
“É muito importante que essa identificação não seja invalidada ou negligenciada, porque cada um funciona de uma forma diferente — e está tudo bem. Quando essas nomenclaturas são diminuídas e as pessoas não têm a permissividade necessária para se identificar, existe muito sofrimento psíquico”, afirma.
Curioso para saber do que se trata cada orientação sexual ligada a questões comportamentais e não de gênero? Confira:
Demissexualidade: orientação da cantora Iza, trata-se de apenas conseguir sentir atração sexual quando existe conexão, admiração e algum nível de intimidade com a outra pessoa.
Pansexualidade: orientação de famosos como Boca Rosa e Reynaldo Gianecchini, a pansexualidade consiste em sentir atração sexual por pessoas, independente de gênero, orientação, pensamentos etc.
Assexualidade: são assexuais as pessoas que não sentem atração sexual. Elas podem sentir outros tipos de atração, como a romântica, e até mesmo ter vida sexual, mas não chegam a experienciar atração sexual.
Graysexual: já os graysexuais até sentem atração sexual, mas é bastante raro.
Litossexual: as pessoas litossexuais sentem atração sexual sem nenhuma intenção ou vontade de serem correspondidas.
Sapiossexual: os sapiossexuais são as pessoas que pautam sua atração sexual em admiração intelectual. Ou seja, só sentem vontade de transar com pessoas inteligentes.