Agricultura

Técnicos da Emater participam de capacitação para emissão do CAF

Ao todo foram 158 entre extensionistas e vinculados por termo de cooperação municipal

Por Ascom Emater 01/11/2022 17h05
Técnicos da Emater participam de capacitação para emissão do CAF
Técnicos da Emater participam de capacitação para emissão do CAF - Foto: Ascom Emater

Os técnicos extensionistas e de termo de cooperação municipal do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) participaram de uma capacitação para a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que substituirá a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) a partir deste mês de novembro.

Ao todo foram 78 técnicos da Emater e 80 vinculados por termo de cooperação municipal. As turmas dos extensionistas do Instituto já concluíram a etapa; enquanto que as dos ligados ao municípios deverão ser concluídas nessa sexta-feira (04).

Todas as aulas ocorreram de maneira online por meio da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) e do Cedaf da Universidade Federal de Viçosa (MG). O curso foi pré-requisito para habilitação dos que vão emitir o novo documento. Agora, estão acontecendo reuniões de alinhamento técnico sobre as emissões do CAF.

Na prática, o agricultor familiar terá acesso às mesmas políticas públicas que a DAP fornecia, com o adicional de ter uma carteirinha, portando todas as informações da Unidade Familiar de Produção Agrícola (UFPA) e de ter todos os membros da UFPA inseridos no documento, diferente da DAP, que só possuía os dois titulares.

“Houve um aprimoramento do sistema de emissão da DAP para o CAF, com uma base de dados muito mais complexa dentro do Governo Federal. A partir daí as informações dos agricultores familiares são filtradas, para os qualificar melhor e direcioná-los de maneira mais assertiva ao grupo do Pronaf que se encaixam”, detalhou o coordenador de CAF da Emater, Vinicius Brito.

Vale lembrar que o prazo para a emissão da DAP se encerrou no dia 31 de outubro de 2022. No entanto, os beneficiários com o documento válido não precisam correr para trocar, uma vez que, à medida que a validade expirar, as novas inscrições serão feitas por meio do CAF.

Para solicitar o CAF basta procurar um dos pontos de atendimento da Emater.