Fabio Costa pleiteia sanção pela prefeitura de lei que oferece reforço escolar na rede municipal de ensino
O pedido foi feito durante reunião com o secretário de Governo de Maceió

O vereador Delegado Fabio Costa (PP) solicitou da Prefeitura de Maceió a sanção da lei que cria o programa ‘Resgate do Conhecimento’ e que se propõe a oferecer reforço escolar na rede pública municipal de ensino para reduzir o deficit educacional de aprendizagem dos alunos na pandemia. O pedido foi feito durante reunião com o secretário de Governo de Maceió, Júnior Leão, nessa quinta-feira (17).
O projeto de lei de autoria de Fabio Costa foi aprovado em outubro na Câmara Municipal. Quando for sancionado, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará autorizada a oferecer aulas de reforço aos estudantes do ensino fundamental (do 2º ao 9º ano) na própria escola e em turnos diferentes.
A ideia é de que as aulas extras sejam ministradas sobre matérias da grade curricular em que forem identificadas mais dificuldades de aprendizagem pelos alunos, além de reforçar os temas abordados em sala de aula.
O Resgate do Conhecimento terá como ações prioritárias o mapeamento dos alunos com menor rendimento escolar, baseado nas provas aplicadas ou na percepção dos profissionais da educação municipal; dos alunos com maior número de faltas nas aulas remotas; a identificação das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com menor rendimento escolar durante o período de pandemia; a designação de profissionais do magistério em quantidade suficiente para atendimento da demanda encontrada; e promoção de infraestrutura e recursos necessários aos professores responsáveis pelo reforço escolar.
O Delegado Fabio Costa ainda aproveitou para tratar sobre a concessão de emendas parlamentares, reforçar o apelo por melhorias estruturantes em bairros da cidade e pedir ao Município que elabore um projeto de lei para alterar um dispositivo do Estatuto do Servidor, criando a redistribuição de cargo efetivo, ocupado ou vago, do quadro geral de pessoal da administração.
A ideia dele é minimizar os efeitos decorrentes do déficit de servidores, dando a possibilidade de aproveitamento dos trabalhadores entre os diversos órgãos. “Ocorre que, no Estatuto do Servidor Público do Município de Maceió, Lei Municipal n. 4.973/00, consta no TITULO II a previsão do instituto da Redistribuição, mas, no entanto, não há qualquer artigo abordando sobre seu conceito e requisitos para concessão”, explicou.
Na reunião, o vereador apresentou a minuta da proposta, que pode ser utilizada pela gestão na futura elaboração do projeto de lei com esta finalidade. Elogiando a iniciativa, o secretário Júnior Leão informou que a sugestão de Fabio Costa será criteriosamente analisada pelo gabinete do prefeito JHC.
Últimas notícias

Grave acidente na BR-293 mata enteados da filha de Mano Menezes; técnico é liberado pelo Grêmio para acompanhar velório

Polícia Militar flagra trio com drogas em Messias; um deles já tinha passagem por tráfico

Vereadora Amanda Alves homenageia garis com café da manhã em praça pública de Igaci

Dia Mundial da Hipertensão: condição atinge 30% dos adultos no Brasil

Acidente de moto deixa mulher ferida e homem morto na entrada do Eustáquio Gomes

Após colisão entre carro e moto, condutores discutem no meio da rua em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
