Infectologista detalha perfis de contaminação e internação por Covid-19
Grupo técnico da Sesau se reuniu nesta quinta-feira (1º) para avaliar a situação epidemiológica da doença no Estado

O Grupo Técnico Científico de Combate à Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou uma reunião de avaliação da situação epidemiológica da doença no Estado, nesta quinta-feira (1º). Infectologistas, técnicos das áreas de assistência, epidemiologia, gestores hospitalares e representantes dos 102 municípios alagoanos analisaram os dados da última semana epidemiológica, com foco no número de casos, óbitos e a taxa de ocupação hospitalar.
O infectologista Renee Oliveira detalhou os perfis de contaminação e internação pela doença em Alagoas. De acordo com ele, os mais contaminados são os jovens e saudáveis, que não registram casos graves. Já os que são internados são os mais debilitados, como idosos e pessoas com comorbidades, mas estão apresentando uma evolução mais rápida na recuperação.
“As internações estão dentro do esperado. Geralmente, leva entre 10 e 15 dias para que o quadro seja agravado e se faça necessário a internação. Por outro lado, a quantidade de contaminados aumentou expressivamente, principalmente entre os que desenvolvem o quadro gripal. No momento, o principal vírus que causa isso é o da covid”, explicou.
Renee ressaltou a importância da vacinação na contenção da doença neste momento, além do uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. “São os responsáveis por não termos uma explosão no número de casos graves”.
Sobre o retorno da obrigação do uso de máscara, o médico disse que tudo depende do que vai acontecer em relação a necessidade de abrir ou não mais leitos de internamento, seja clínico ou de UTI. O Estado está preparado para este cenário.
Medidas protetivas em lugares fechados
Na última sexta-feira (25), foi publicada uma nota técnica da Sesau no Diário Oficial do Estado (DOE), com recomendações sobre as medidas de prevenção à Covid-19. Além de completar o ciclo vacinal, o documento orienta o uso de máscaras de proteção facial nos ambientes fechados e no transporte público. A vacina é o mais importante e efetivo meio para o combate contra o novo coronavírus.
Outra medida que também é orientada à população alagoana, diz respeito à lavagem das mãos com bastante frequência, priorizando o uso do álcool em gel a 70% ou com sabão. A Nota Técnica recomenda, ainda, que as pessoas devem evitar aglomerações e que, no caso de apresentar sintomas respiratórios, é necessário usar máscara de proteção facial, buscar ajuda nos serviços de saúde e realizar a testagem, fazendo o isolamento em caso de positividade.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
