Covid -19

Infectologista detalha perfis de contaminação e internação por Covid-19

Grupo técnico da Sesau se reuniu nesta quinta-feira (1º) para avaliar a situação epidemiológica da doença no Estado

Por 7Segundos com TV Pajuçara e Assessoria 01/12/2022 16h04
Infectologista detalha perfis de contaminação e internação por Covid-19
coronavírus - Foto: Ilustração

O Grupo Técnico Científico de Combate à Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou uma reunião de avaliação da situação epidemiológica da doença no Estado, nesta quinta-feira (1º). Infectologistas, técnicos das áreas de assistência, epidemiologia, gestores hospitalares e representantes dos 102 municípios alagoanos analisaram os dados da última semana epidemiológica, com foco no número de casos, óbitos e a taxa de ocupação hospitalar.

O infectologista Renee Oliveira detalhou os perfis de contaminação e internação pela doença em Alagoas. De acordo com ele, os mais contaminados são os jovens e saudáveis, que não registram casos graves. Já os que são internados são os mais debilitados, como idosos e pessoas com comorbidades, mas estão apresentando uma evolução mais rápida na recuperação.

“As internações estão dentro do esperado. Geralmente, leva entre 10 e 15 dias para que o quadro seja agravado e se faça necessário a internação. Por outro lado, a quantidade de contaminados aumentou expressivamente, principalmente entre os que desenvolvem o quadro gripal. No momento, o principal vírus que causa isso é o da covid”, explicou.

Renee ressaltou a importância da vacinação na contenção da doença neste momento, além do uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. “São os responsáveis por não termos uma explosão no número de casos graves”.

Sobre o retorno da obrigação do uso de máscara, o médico disse que tudo depende do que vai acontecer em relação a necessidade de abrir ou não mais leitos de internamento, seja clínico ou de UTI. O Estado está preparado para este cenário.

Medidas protetivas em lugares fechados


Na última sexta-feira (25), foi publicada uma nota técnica da Sesau no Diário Oficial do Estado (DOE), com recomendações sobre as medidas de prevenção à Covid-19. Além de completar o ciclo vacinal, o documento orienta o uso de máscaras de proteção facial nos ambientes fechados e no transporte público. A vacina é o mais importante e efetivo meio para o combate contra o novo coronavírus.

Outra medida que também é orientada à população alagoana, diz respeito à lavagem das mãos com bastante frequência, priorizando o uso do álcool em gel a 70% ou com sabão. A Nota Técnica recomenda, ainda, que as pessoas devem evitar aglomerações e que, no caso de apresentar sintomas respiratórios, é necessário usar máscara de proteção facial, buscar ajuda nos serviços de saúde e realizar a testagem, fazendo o isolamento em caso de positividade.