Infectologista detalha perfis de contaminação e internação por Covid-19
Grupo técnico da Sesau se reuniu nesta quinta-feira (1º) para avaliar a situação epidemiológica da doença no Estado
O Grupo Técnico Científico de Combate à Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou uma reunião de avaliação da situação epidemiológica da doença no Estado, nesta quinta-feira (1º). Infectologistas, técnicos das áreas de assistência, epidemiologia, gestores hospitalares e representantes dos 102 municípios alagoanos analisaram os dados da última semana epidemiológica, com foco no número de casos, óbitos e a taxa de ocupação hospitalar.
O infectologista Renee Oliveira detalhou os perfis de contaminação e internação pela doença em Alagoas. De acordo com ele, os mais contaminados são os jovens e saudáveis, que não registram casos graves. Já os que são internados são os mais debilitados, como idosos e pessoas com comorbidades, mas estão apresentando uma evolução mais rápida na recuperação.
“As internações estão dentro do esperado. Geralmente, leva entre 10 e 15 dias para que o quadro seja agravado e se faça necessário a internação. Por outro lado, a quantidade de contaminados aumentou expressivamente, principalmente entre os que desenvolvem o quadro gripal. No momento, o principal vírus que causa isso é o da covid”, explicou.
Renee ressaltou a importância da vacinação na contenção da doença neste momento, além do uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. “São os responsáveis por não termos uma explosão no número de casos graves”.
Sobre o retorno da obrigação do uso de máscara, o médico disse que tudo depende do que vai acontecer em relação a necessidade de abrir ou não mais leitos de internamento, seja clínico ou de UTI. O Estado está preparado para este cenário.
Medidas protetivas em lugares fechados
Na última sexta-feira (25), foi publicada uma nota técnica da Sesau no Diário Oficial do Estado (DOE), com recomendações sobre as medidas de prevenção à Covid-19. Além de completar o ciclo vacinal, o documento orienta o uso de máscaras de proteção facial nos ambientes fechados e no transporte público. A vacina é o mais importante e efetivo meio para o combate contra o novo coronavírus.
Outra medida que também é orientada à população alagoana, diz respeito à lavagem das mãos com bastante frequência, priorizando o uso do álcool em gel a 70% ou com sabão. A Nota Técnica recomenda, ainda, que as pessoas devem evitar aglomerações e que, no caso de apresentar sintomas respiratórios, é necessário usar máscara de proteção facial, buscar ajuda nos serviços de saúde e realizar a testagem, fazendo o isolamento em caso de positividade.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
