Emoção marca dia da formatura dos novos policiais penais de Alagoas
Evento no Centro de Convenções reuniu autoridades, novos profissionais da segurança e parentes dos policiais
Um dia de expectativa, alegria e emoção marca esta quinta-feira (8), momento da formatura de 255 novos policiais penais. A solenidade no Centro de Convenções, em Jaraguá, reuniu autoridades da segurança pública, do Poder Judiciário e integrantes do sistema prisional.
Cerca de 60% dos profissionais que agora integram a Polícia Penal de Alagoas são oriundos de outros estados e escolheram o estado alagoano pela estrutura oferecida pela instituição que compõe a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
A solenidade marca a entrada de novos policiais penais - primeira turma formada na história do Estado de Alagoas e da região Nordeste - que irão exercer a profissão, que vai contribuir para a manutenção da ordem, disciplina e segurança pública no sistema prisional alagoano.
A emoção deu tom na solenidade. "É um momento único. Chega me emociono, porque ele merece. Ele é uma pessoa determinada cheia de atitude. Falo para ele, como falo para meus filhos, quando a gente é pobre e que pode colocar a gente para frente são os estudos. E ele cheio de atitude, determinado, chegou onde queria e não vai parar aí", declarou Telma Gonçalves, irmã do novo policial penal.
Adriano Gonçalves, formando de Sergipe, lembrou da trajetória árdua, mas que contou com o apoio da família. "Vale muito a pena e esse momento agora está fazendo cada segundo da dificuldade que enfrentei ter valido a pena. Foi um concurso bastante disputado, com o número de vagas limitadas, mas que também contou com várias etapas bastante completas. Cada dia está sendo um sonho. Tenho ótimas referências do Estado de Alagoas", explicou.
Segundo o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Cel. Marcos Sérgio de Freitas, os novos policiais irão fortalecer as ações voltadas para a ressocialização no Estado. “Os novos integrantes da Polícia Penal de Alagoas passaram pelo um longo processo de seleção e treinamento até chegar este momento. Após toda esta maratona de aprendizado, eles já estão prontos para reforçar os procedimentos realizados por essa instituição.”
Formada em Direito, Fabiana Alves é uma das novas policiais penais de Alagoas. “Para nós, que estudamos a parte do Direito, só tínhamos uma idéia de como o sistema penitenciário funcionava, mas, obviamente, conhecendo melhor, e agora, adentrando nos muros do sistema, é que a gente realmente tem a noção da real dimensão do que é sistema prisional. Passa a conhecer cada área de atuação, algumas até que a gente nem sequer imaginava que existiam”, finalizou Fabiana.
Cerca de 60% dos profissionais que agora integram a Polícia Penal de Alagoas são oriundos de outros estados e escolheram o estado alagoano pela estrutura oferecida