Indígena detido pela PF já foi preso por tráfico de drogas em 2008
A prisão do cacique José Acácio Serere Xavante após decisão do STF nesta segunda-feira (12) motivou os protestos e atos de vandalismo em Brasília
O pastor indígena José Acácio Serere Xavante, preso pela Polícia Federal nesta segunda-feira (12) após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, já havia sido detido por tráfico de drogas em 2008. A informação foi divulgada em primeira mão pelo portal Metrópoles e confirmada pela âncora da CNN Daniela Lima.
José Acácio foi preso por portar papelotes de cocaína e condenado a quatro anos e oito meses de prisão em regime fechado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Em 2009, o Superior Tribunal de Justiça atendeu a um recurso da defesa de Acácio, que pediu a redução da pena pelo fato do réu ser indígena. A Quinta Turma do STJ votou de forma unânime para que ele saísse do regime fechado.
Procurada pela CNN, a defesa de José Acácio Serere Xavante ainda não respondeu.
Prisão do cacique motivou protestos
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão temporária de José Acácio Serere Xavante, conhecido como cacique Tsereré, pelo prazo inicial de dez dias, pela acusação de condutas ilícitas em atos antidemocráticos.
A decisão se baseou após pedido da Procuradoria-Geral da República e se fundamentou na necessidade de garantia da ordem pública, diante dos indícios da prática dos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, previstos no Código Penal.
A PGR disse que ele vem se utilizando da sua posição de cacique do Povo Xavante para arregimentar indígenas e não indígenas para cometer crimes, mediante a ameaça de agressão e perseguição de Lula e dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.
Após a prisão do líder indígena, os manifestantes tentaram invadir o prédio da PF em Brasília.
*Publicado por Fernanda Pinotti, com informações da âncora da CNN Daniela Lima
Últimas notícias
Rico Melquíades pede desculpas após investigação por possível coação eleitoral
Defesa de Daniel Vorcaro usa crise no STF e pede revogação de prisão
Estudantes representam Girau do Ponciano em Olimpíada Brasileira de Robótica
SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade
Motociclista que salvou garota em ataque de abelhas ganha carro e moto
Moradores relatam correria e muita fumaça durante incêndio em prédio na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
