Indígena detido pela PF já foi preso por tráfico de drogas em 2008
A prisão do cacique José Acácio Serere Xavante após decisão do STF nesta segunda-feira (12) motivou os protestos e atos de vandalismo em Brasília

O pastor indígena José Acácio Serere Xavante, preso pela Polícia Federal nesta segunda-feira (12) após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, já havia sido detido por tráfico de drogas em 2008. A informação foi divulgada em primeira mão pelo portal Metrópoles e confirmada pela âncora da CNN Daniela Lima.
José Acácio foi preso por portar papelotes de cocaína e condenado a quatro anos e oito meses de prisão em regime fechado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Em 2009, o Superior Tribunal de Justiça atendeu a um recurso da defesa de Acácio, que pediu a redução da pena pelo fato do réu ser indígena. A Quinta Turma do STJ votou de forma unânime para que ele saísse do regime fechado.
Procurada pela CNN, a defesa de José Acácio Serere Xavante ainda não respondeu.
Prisão do cacique motivou protestos
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão temporária de José Acácio Serere Xavante, conhecido como cacique Tsereré, pelo prazo inicial de dez dias, pela acusação de condutas ilícitas em atos antidemocráticos.
A decisão se baseou após pedido da Procuradoria-Geral da República e se fundamentou na necessidade de garantia da ordem pública, diante dos indícios da prática dos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, previstos no Código Penal.
A PGR disse que ele vem se utilizando da sua posição de cacique do Povo Xavante para arregimentar indígenas e não indígenas para cometer crimes, mediante a ameaça de agressão e perseguição de Lula e dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.
Após a prisão do líder indígena, os manifestantes tentaram invadir o prédio da PF em Brasília.
*Publicado por Fernanda Pinotti, com informações da âncora da CNN Daniela Lima
Últimas notícias

Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia

Ex-presidiário sofre tentativa de homicídio em São Luís do Quitunde
![[Vídeo] Jacaré invade casa e assusta moradores em Marechal Deodoro; BPA é acionado](https://img.7segundos.com.br/zpx5k_tGKDP7JRhN9p1CsowBYG8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-07-at-100329.jpeg)
[Vídeo] Jacaré invade casa e assusta moradores em Marechal Deodoro; BPA é acionado

Colisão entre veículos é registrada em Campestre

Jomart Atacarejo incentiva saúde com espaço de alimentação saudável e atividades físicas

Ronaldo Medeiros vence disputa interna, desbanca grupo de Paulão e controlará o PT por quatro anos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
