Maceió

Centro Pop III começa a atender população em situação de rua no Benedito Bentes

Equipamento da Semas vai atender cerca de 80 pessoas em vulnerabilidade social na região

Por Assessoria 23/12/2022 16h04
Centro Pop III começa a atender população em situação de rua no Benedito Bentes
Família de Edjalma e Leidiana foi atendida hoje no Centro Pop III - Foto: Allan César

O Centro Pop III, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), já começou a atender os primeiros usuários na região do Benedito Bentes, onde está localizado, próximo à Praça Padre Cicero. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 16h.

O equipamento garante o acolhimento de pessoas em situação de rua que vivem na parte alta de Maceió e não tinham um local de referência para receber atendimento socioassistencial, fazer refeições, tomar banho ou descansar.

De acordo com a coordenadora do novo Centro Pop, Cidelma Lemos, o serviço de Abordagem Social da Semas já faz o atendimento da população de rua e possui o cadastro de mais de 80 pessoas. Elas passam a ser atendidas no equipamento, onde podem, além de ter um espaço de referência, realizar encaminhamentos para benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, e também para consultas médicas e com dentistas.

“Aqui vamos oferecer serviços de atendimento com assistente social e psicólogo todos os dias para identificar as demandas da população e as articulações para obter documentação, auxílios. Seremos também um endereço de referência, que muitas vezes eles não têm, e eles podem usar o espaço para atividades recreativas, higiene pessoal ou descanso”, explica.

O Centro Pop conta com recepção, espaço para atividades, espaço para descanso, lavanderia, salas de atendimento técnico, copa e banheiros.

Edjalma da Silva foi um dos primeiros a serem atendidos no local nesta sexta-feira (23), junto da esposa, Leidiana da Silva, e os filhos. A família mora em um barraco perto do Mercado do Benedito Bentes, e a renda vem do material reciclável que ele coleta nas ruas, mas nem sempre dá para se alimentar. “Vários dias já fiquei sem ter o que comer. Aqui vai ser um lar pra nós. Cheguei oito da manhã, me cadastrei, tomei café e depois um banho”, contou.

Flávio dos Santos, que também trabalha com reciclagem, fez a primeira refeição do dia no Centro Pop e aprovou. “Comi macarrão, arroz, carne, feijão. Tudo muito gostoso”, disse.

Além da alimentação, seu Antonio Maximiliano, de 82 anos, gostou de saber que poderá contar com apoio de um defensor público. Ele recebe aposentadoria, mas no último mês teve um empréstimo realizado indevidamente em seu nome, e agora vai poder contestar na Justiça. “Agora o que restou foi 600 reais por mês, por isso passei necessidade. Estou muito agradecido e emocionado em ver tanta boa vontade aqui nesse local, onde a gente vai poder almoçar sem depender de dinheiro, isso é muito difícil”, comemorou.

Alessandra Hora dos Santos, conselheira de Assistência Social e moradora do Benedito Bentes, acompanhou o serviço na manhã desta sexta e reforçou que o equipamento garante mais qualidade de vida para as pessoas em vulnerabilidade social.

De acordo com o secretário da Semas, Claydson Moura, o Centro Pop III é uma conquista para Maceió. “Tenho que agradecer a três figuras, a Deus, ao prefeito JHC, que tem uma luz incrível para ajudar as pessoas, e à diretora de Proteção Social Especial, Tatiana Boia. A gente chegar aqui e poder abraçá-los, e mais que isso, eles se sentirem à vontade para abraçar as pessoas, isso não tem preço. É emocionante. A gente não precisa morar na rua para sentir a dor deles. Hoje essas pessoas deixaram de ser invisíveis”, reforçou.

A diretora Tatiana Boia explicou que a abordagem social fez um trabalho de divulgação entre as pessoas em situação de vulnerabilidade da região e vai continuar fazendo, para que o equipamento seja um local cada vez mais procurado. “Eles sabem que é um presente da Assistência Social, e da Prefeitura de Maceió para eles. Estamos fortalecendo a política da Assistência para a população em situação de rua, para que essas pessoas possam fazer novas escolhas e mudar de vida”, disse.