Mundo

Maduro e primeira-dama viram presente de Natal na Venezuela

Os personagens, segundo autoridades do governo venezuelano, receberam os nomes de "Superbigote" ("Superbigode", em espanhol) e "Supercilita"

Por UOL 27/12/2022 09h09
Maduro e primeira-dama viram presente de Natal na Venezuela
Mulher mostra bonecos do presidente venezuelano Nicolás Maduro e da primeira-dama - Foto: Reprodução/Twitter

Os brinquedos retratam o presidente venezuelano e a primeira-dama Cilia Flores como super-heróis e foram entregues a crianças de várias regiões do país que foram atingidas por chuvas. 

Os personagens, segundo autoridades do governo venezuelano, receberam os nomes de "Superbigote" ("Superbigode", em espanhol) e "Supercilita".

Ao todo, a Venezuela entregou 12 milhões de brinquedos às crianças. Além dos bonecos de Maduro e Cilia, foram entregues brinquedos como bicicletas e jogos de tabuleiro. 

Nas redes sociais, as entregas dos bonecos foram motivo de polêmica, com alguns usuários criticando o dinheiro gasto para fabricação dos brinquedos — o governo venezuelano não divulgou quanto a produção custou.

Brasil quer retomar laços com a Venezuela. No último dia 14, o futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que recebeu ordens do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para retomar relações com a Venezuela, reconhecendo Maduro como presidente do país.

Ele afirmou que o futuro governo deverá retomar a política de laços regionais com a América do Sul e com a África.

O presidente [Lula] me instruiu para reestabelecer as relações com a Venezuela. Faremos isso a partir do dia 1º de janeiro, enviando um encarregado de negócios para retomar os prédios que temos lá e reabrir a embaixada."