Joênia Wapichana aceita convite de Lula para ser presidente da Funai
Órgão será transferido do Ministério da Justiça e Segurança Pública para o novo Ministério dos Povos Originários

A deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) declarou, nesta sexta-feira (30), que aceitou o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai).
“Ele [Lula] fez um convite para mim para assumir a presidência da Funai. Considerando as demandas dos povos indígenas, o desafio de uma reconstrução do país, o fortalecimento dos direitos principalmente em relação à demarcação e proteção de terras indígenas, eu aceitei esse convite”, afirmou Joênia.
“Vamos estar fazendo o melhor possível para trabalharmos juntos com o governo Lula nesse sentido de avançar no direito dos povos indígenas”, continuou.
O órgão, que hoje está na estrutura do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, passará para o Ministério dos Povos Originários, que será liderado por Sonia Guajajara (PSOL-SP), que se elegeu deputada federal nas eleições deste ano.
Segundo a futura presidente da Funai, a entidade “nesses anos foi bastante desmantelada e sucateada, houve muita falta de investimentos.”
Suas prioridades são: a demarcação e o combate à invasão de terras indígenas, com a entrada de garimpeiros em Roraima e no Paraná.
“[A prioridade é] principalmente a questão de fazer que o direito à terra esteja na mão dos povos indígenas”, finalizou.
Pelas redes sociais, Lula enfatizou a decisão: “Estive com Joênia Wapichana, que assumirá a presidência da Funai em nosso governo. Pela primeira vez, finalmente teremos a Funai presidida por uma mulher indígena, dentro da estrutura do Ministério dos Povos Indígenas. Novos tempos para o Brasil!”
Últimas notícias

Mulher vira ré por ataque a casal em restaurante: 'Não é lugar de gay'

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Duas crianças são resgatadas após serem deixadas abandonadas em residência no Sertão de Alagoas

Em caso raro, mulher de 45 anos rompe aorta após orgasmo; entenda a condição

Governo de AL e Secom promovem evento para proteger menores no ambiente digital em Arapiraca

Onda de violência doméstica é registrada em Maceió e Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
