MP sobre combustíveis gera atrito no futuro governo
Equipe econômica, que vinha defendendo publicamente o fim da isenção, sentiu-se atravessada por alas do PT que se manifestaram pela prorrogação
O debate sobre a prorrogação da isenção tributária sobre combustíveis gerou um atrito no governo eleito, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O motivo é que a equipe econômica, que vinha defendendo publicamente o fim da isenção, sentiu-se atravessada pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e pelo futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e pela futura secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, que se manifestaram a favor da prorrogação.
Como mostrou a CNN nesta semana, aliados do próximo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vinham afirmando nos bastidores que a melhor solução seria aguardar a posse do novo governo para que fosse feita uma análise política e econômica mais criteriosa do impacto do fim do benefício fiscal.
Gleisi, Mercadante e Belchior, por sua vez, avaliaram internamente que o fim do benefício deve impactar na inflação e consequentemente na popularidade de Lula. No entanto, suas posições confrontante com as da equipe econômica irritou o futuro Ministério da Fazenda.
Ainda nesta sexta-feira (30) o debate permanece. O governo eleito debate a possibilidade de editar uma Medida Provisória na semana que vem para prorrogar o benefício. A dúvida agora é por quanto tempo.
A equipe econômica defende que seja no máximo por 60 dias, enquanto interlocutores de Gleisi e Mercadante dizem que eles querem prorrogar o benefício pelo maior prazo possível.
Últimas notícias
Paulo Dantas pede intervenção de Lula para pacificar demarcação de terras em Palmeira dos Índios
Alagoano Aldo Rebelo detalha plano de governo para enfrentar Lula em 2026
[Vídeo] Caminhão tomba na BR-101 e carga de frutas é saqueada em Colônia Leopoldina
Prefeitura promove espetáculo musical com a banda Cazuadinha e companhia Ormusy, no Bosque das Arapiracas
Aldo Rebelo aceita convite de João Caldas para disputar a Presidência da República em 2026
Paolla Oliveira e Diogo Nogueira anunciam fim do relacionamento após cinco anos: 'Final feliz'
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
