MP sobre combustíveis gera atrito no futuro governo
Equipe econômica, que vinha defendendo publicamente o fim da isenção, sentiu-se atravessada por alas do PT que se manifestaram pela prorrogação
O debate sobre a prorrogação da isenção tributária sobre combustíveis gerou um atrito no governo eleito, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O motivo é que a equipe econômica, que vinha defendendo publicamente o fim da isenção, sentiu-se atravessada pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e pelo futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e pela futura secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, que se manifestaram a favor da prorrogação.
Como mostrou a CNN nesta semana, aliados do próximo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vinham afirmando nos bastidores que a melhor solução seria aguardar a posse do novo governo para que fosse feita uma análise política e econômica mais criteriosa do impacto do fim do benefício fiscal.
Gleisi, Mercadante e Belchior, por sua vez, avaliaram internamente que o fim do benefício deve impactar na inflação e consequentemente na popularidade de Lula. No entanto, suas posições confrontante com as da equipe econômica irritou o futuro Ministério da Fazenda.
Ainda nesta sexta-feira (30) o debate permanece. O governo eleito debate a possibilidade de editar uma Medida Provisória na semana que vem para prorrogar o benefício. A dúvida agora é por quanto tempo.
A equipe econômica defende que seja no máximo por 60 dias, enquanto interlocutores de Gleisi e Mercadante dizem que eles querem prorrogar o benefício pelo maior prazo possível.
Últimas notícias
Jovens lideram casos de Aids em Alagoas este ano, aponta Ministério da Saúde
BRB disponibiliza pontos de atendimento para servidores municipais
Escolas estaduais promovem consulta pública para escolha de gestores escolares nesta quarta
[Vídeo] Morador denuncia abandono e reclama de buracos no Loteamento Porto Vitória
Manutenção programada afeta abastecimento de água em Maragogi neste sábado (6)
Polícia Militar de Alagoas efetua 36 prisões durante a 21ª edição da Operação Força Total
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
