Cade decide investigar aumento repentino dos combustíveis no Brasil
Superintendente-geral do Cade afirma que vai incluir apuração em inquérito já aberto. Postos principalmente Distrito Federal, Espírito Santo, em Pernambuco e Minas Gerais estão na mira
O superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto, decidiu que vai investigar o aumento repentino no preço dos combustíveis, ocorrido entre o fim de dezembro e o início de janeiro.
Em ofício encaminhado ao presidente do órgão, Alexandre Cordeiro, que solicitou a investigação hoje cedo, o superintendente afirma que irá incluir a apuração em inquérito já em andamento que “apura possíveis condutas colusivas no mercado de revenda de combustíveis relacionadas ao aumento de preços em todos os estados da Federação”. Barreto encaminhou resposta também ao deputado distrital, Chico Vigilante, que havia feito pedido similar.
Postos principalmente no Distrito Federal, Espírito Santo, em Pernambuco e Minas Gerais estão na mira.
Na avaliação do Cade, a alta nos preços pode configurar formação de cartel. Há suspeita de que os postos tenham reajustado o valor diante da expectativa de que o governo federal retornasse a cobrança de tributos federais sobre os combustíveis. O problema é que a isenção dos impostos foi mantida, mas o preço dos combustíveis subiu mesmo assim.
Integrantes do Cade afirmaram à CNN que não descartam formação de cartel, em que empresários de postos realizariam prática anticoncorrencial juntos, já que os aumentos se deram de forma aparentemente coordenada.
O presidente do Cade diz no pedido de investigação que cartel é “promover, obter ou influenciar a adoção de conduta comercial uniforme ou concertada entre concorrentes”.
Últimas notícias
Manutenção programada afeta abastecimento de água em Maragogi neste sábado (6)
Polícia Militar de Alagoas efetua 36 prisões durante a 21ª edição da Operação Força Total
Dia do Evangélico é celebrado com fé, música e pregações em Girau do Ponciano
Bosque das Arapiracas recebe show de aniversário da Filarmônica Divina Harmonia
Câmeras flagram momento em que homem descarta feto em via pública de Delmiro Gouveia
Homem procura polícia e admite ter descartado feto em via pública de Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
