Como o atraso do Governo Federal na compra de livros pode afetar AL
Última gestão deixou de comprar material do PNLD no ano passado
O Governo de Jair Bolsonaro deixou de comprar parte do material do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) ano passado e, com isso, algumas obras literárias, de recuperação de aprendizagem e materiais pedagógicos que seriam de 2023 só deverão ser usados no próximo ano.
O governo havia bloqueado R$ 796,5 milhões do PNLD e atrasado a compra das obras para 2023. Os livros didáticos regulares foram adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no início de novembro, mas outros três itens do programa, não
O 7Segundos encontrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e com assessoria do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) para saber se o problema pode afetar a educação dos estudantes alagoanos neste ano.
Em nota, a Seduc explicou que escolheu de livros PNLD para as turmas de ensino fundamental e médio entre os anos de 2020 e 2022. Os mesmos já foram adquiridos e ainda estão sendo usados, pois o material tem vigência de até quatro anos. “Para este ano, estamos aguardando os novos encaminhamentos do governo federal no que se refere ao PNLD”.
Além disso, a Secretaria de Educação também reforçou outros investimentos. “Em 2022 também compramos e distribuímos livros voltados para preparar as turmas da 3ª série do ensino médio para o Enem por meio do programa Foca no Enem – o equivalente a 30 mil kits com 11 volumes cada -, além material de recomposição de aprendizagem em língua portuguesa e matemática para a rede estadual e também para as redes municipais – estas últimas para as turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental”, diz a nota.
O 7Segundos também recebeu a informação de que o institutos federais estão sendo afetados. À reportagem, a assessoria do IFAL informou que ainda está colhendo informações com as 16 unidades, pois compra livros é feita de forma descentralizada.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
