Geral

Pulverização de agrotóxicos em Alagoas é tema de debate entre TJ/AL e CREA

Na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas,

Por Assessoria 18/01/2023 11h11
Pulverização de agrotóxicos em Alagoas é tema de debate entre TJ/AL e CREA
Agrotóxicos - Foto: Internet/ Ilustração

O Coordenador de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan, se reúne com a Presidente do CREA-AL, Engenheira Civil Rosa Maria Barros Tenório, nesta quinta-feira, 19 de janeiro, para apresentação e discussão da proposta da criação de um Grupo de Trabalho no CREA com vistas ao monitoramento e a análise periódica dos bioindicadores da pulverização de agrotóxicos e afins.

A reunião vai acontecer na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas, Rua Osvaldo Sarmento, nº22, Farol.

No Brasil, segundo levantamento inédito feito pela Agência Pública e Repórter Brasil, a partir de dados de 2019 a março de 2022 do sistema de notificações do Ministério da Saúde, 14.549 pessoas foram contaminadas por agrotóxicos, O levantamento apontou ainda que essas intoxicações resultaram em 439 mortes, o que equivale a um óbito a cada três dias; Nos últimos 4 anos, o Brasil bateu recorde de aprovações de pesticidas, com mais de 1.800 novos registros, metade deles já proibidos na Europa. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Brasil se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.