Curiosidades

Temporada de divórcios: janeiro é o mês com mais separações do ano

As férias são gatilho para os muitos divórcios que acontecem no mês de janeiro; entenda por que isso acontece

Por Metrópoles/Pouca Vergonha 19/01/2023 08h08
Temporada de divórcios: janeiro é o mês com mais separações do ano
Janeiro é o mês com mais separações do ano - Foto: cottonbro studio/Pexels

O mês de janeiro tem diversas características: calor, férias, viagens e… Divórcios. Isso mesmo. Pouca gente sabe, mas estatísticas indicam que, durante os primeiros 31 dias do ano, a quantidade de separações aumenta consideravelmente. Por isso, no dia 6 de janeiro é comemorado o Dia dos Divorciados.

Uma pesquisa do site de relacionamentos extraconjugais Ashley Madison aponta que 35% das pessoas acreditam que isso aconteça por que, depois das férias terminarem, já não há mais necessidade em “fingir felicidade”.

Para outros 25% dos entrevistados, a maior quantidade de divórcios ocorre porque as férias servem para a pessoa perceber o quanto ela está infeliz. Resultado disso se dá não apenas com os divórcios, mas também em um aumento nas inscrições na plataforma, que, vale ressaltar, tem como objetivo promover encontros extraconjugais.

“Normalmente, registramos um aumento de novas adesões após as festas de fim de ano. As pessoas estão ficando com a família, gastando muito e, às vezes, isso revela algumas rachaduras em seus relacionamentos monogâmicos”, explica Christoph Kraemer, diretor executivo para a América Latina da Ashley Madison.

Fica o questionamento: se as férias são um período para descontração, por que ela chega a ser gatilho de separações? De acordo com o terapeuta sexual André Almeida, o maior tempo de convivência pode aflorar questões mal resolvidas.

“A hiperconvivência, problemas mal resolvidos e situações financeiras, por exemplo, são questões importantes para interferir em uma relação”, elucida.