Polícia

Traficante “Colômbia” foi o mandante das mortes de Dom e Bruno, diz PF

Rubens Villar foi preso pela Polícia Federal em julho de 2022, enquanto as investigações sobre os assassinatos de Dom Phillips e Bruno Araújo ocorriam

Por 7Segundos com CNN Brasil 23/01/2023 18h06
Traficante “Colômbia” foi o mandante das mortes de Dom e Bruno, diz PF
Manifestação em São Paulo após a morte do jornalista Dom Phillips e do ingenista Bruno Pereira no Amazonas - Foto: 23/06/2022REUTERS/Carla Carniel

A Polícia Federal (PF) anunciou nesta segunda-feira (23) que o traficante Rubens Villar, conhecido como “Colômbia”, foi o mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Araújo e do jornalista britânico Dom Phillips.

O traficante foi preso pela Polícia Federal em julho de 2022, enquanto as investigações sobre os assassinatos de Dom e Bruno ocorriam.

Ele chegou a ser solto sob o pagamento de fiança de R$ 15 mil, em outubro, mas descumpriu algumas determinações de liberdade provisória e voltou para a prisão.

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) disse que o desfecho era esperado, mas que “as investigações não elucidaram quem são essas pessoas e qual foi o papel do mundo político no desfecho do brutal assassinato”.

O indigenista brasileiro Bruno Araújo e o jornalista britânico Dom Phillips haviam desaparecido no Vale do Javari, na região da Amazônia, em junho de 2022.

Após o caso ganhar repercussão, diversas figuras públicas, ambientalistas, ativistas, artistas e políticos foram a público cobrar providências urgentes para a busca da dupla.