Leonardo Dias apresenta projeto que autoriza a instituição de modelo de Escola Cívico-Militar, em Maceió
Esse modelo de ensino é baseada nos padrões de ensino adotados pelos colégios militares do Comando do Exército, das polícias mili

O vereador Leonardo Dias (PL) apresentou um Projeto de Lei que institui, no âmbito municipal de Maceió, a criação e manutenção do modelo de Escola Cívico-Militar (ECIM) na Rede Pública.
A legislação apresentada à Câmara Municipal de Maceió (CMM), tem como finalidade instituir o modelo educacional proposto para melhorar o processo de ensino-aprendizagem das escolas públicas municipais já existentes e, com isso, aumentar os resultados do Município no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB).
Esse modelo de ensino é o conjunto de ações promovidas com vistas à gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, baseada nos padrões de ensino adotados pelos colégios militares do Comando do Exército, das polícias militares e dos corpos de bombeiros.
De acordo com o Projeto de Lei, os alunos a serem selecionados para ingressarem nas ECIM devem estar em situação de alto índice de vulnerabilidade social e com desempenhos abaixo da média estadual do IDEB.
“O objetivo do Projeto de Lei também atender ao Plano Nacional de Educação, que prevê o fomento da qualidade da educação básica, em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as médias nacionais para o IDEB. Essa modalidade de gestão e ensino já vem sendo aplicada, em âmbito nacional após iniciativa do ex-presidente Jair Bolsonaro e deu muito certo”, afirmou Leonardo Dias.
De acordo com uma pesquisa realizada com 25 mil pessoas que fazem parte de comunidades escolares Cívico-Militares, 85% dos entrevistaram aprovam as ECIM. O mesmo estudo indicou ainda que os índices de violência e evasão caíram drasticamente. O levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), em dezembro do ano passado, concluiu que houve redução em:
• Casos de violência física: 82%;
• Casos de violência verbal: 75%
• Casos de violência patrimonial: 82%
• Evasão escolar: 80%
Após a extinção da Diretoria Nacional de Escolas Cívicos-Militares pelo Governo Lula por motivos exclusivamente ideológicos e, tendo em vista os benefícios das ECIM, comprovadamente atestados pelo MEC, Leonardo Dias entende que o Município tem plenas condições manter o modelo educacional.
“Esses resultados se dão porque além da melhoria na qualidade do ensino, as escolas têm compromisso com a formação humana e moral dos alunos, baseando-se em valores como civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito. Assim, tendo em vista os resultados positivos decorrentes da implementação desse modelo educacional é que estamos sugerindo ao Poder Executivo Municipal a criação de Escolas Cívico-Militares, pois não podemos ficar à mercê de um Executivo Nacional que revoga
Últimas notícias

Homicídio a tiros assusta moradores no centro de Palmeira dos Índios às vésperas do Festival de Inverno

Perseguição policial termina com dois suspeitos detidos e moto apreendida em Palmeira dos Índios

Hospital de Emergência do Agreste apresenta 12 trabalhos no II Simpósio Estadual das Residências em Saúde de Alagoas

Vereador denuncia abandono na saúde pública de Campestre e critica uso político da máquina administrativa

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Maceió

Corregedoria da Polícia Civil aponta arma de delegada em homicídio de Gari
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
