Leonardo Dias apresenta projeto para instituir política de atenção integral às pessoas com doenças raras, em Maceió
"Buscamos estimular mecanismos que possibilitem a devida assistência e amparo a esses pacientes”, explicou Leonardo Dias

O vereador Leonardo Dias (PL) apresentou um Projeto de Lei com foco na melhoria da saúde de pessoas acometidas com doenças raras. A nova legislação tem como principal objetivo, melhorar o atendimento a esses pacientes na Rede Pública do Município.
O Projeto de Lei prevê a instituição de uma política de atenção integral à saúde das pessoas com doenças raras. Esse modelo tem como objetivo reduzir a mortalidade, contribuir para a redução da morbimortalidade, das manifestações secundárias e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno, redução de incapacidade e cuidados paliativos.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que uma a cada 2 mil pessoas sofrem com doenças raras em todo o planeta. Cerca de 13 milhões de brasileiros vivem nessa situação.
De acordo com o projeto apresentado por Leonardo Dias, a Rede Pública de Saúde deve:
• Garantir e ampliar o acesso universal, igualitário e equânime às ações e aos serviços de saúde pública;
• Proporcionar a integralidade de assistência, entendida como o conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
• Garantir às pessoas com doenças raras, em tempo oportuno, acesso aos meios diagnósticos e terapêuticos, conforme suas necessidades;
• Qualificar a atenção às pessoas com doenças raras;
• Garantir o acesso a informações relacionadas à estrutura da linha de cuidado da atenção à saúde de pessoas com doenças raras.
“Este Projeto de Lei baseia-se em uma legislação de Belo Horizonte e visa melhorar o acesso aos serviços de saúde e a informação, reduzir a incapacidade causada por essas doenças e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doenças raras. Buscamos estimular mecanismos que possibilitem a devida assistência e amparo a esses pacientes”, explicou Leonardo Dias.
O Projeto de Lei será discutido pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Maceió. Em seguida, será apreciado pelo Plenário da Casa de Mário Guimarães.
Últimas notícias

Lula lidera em todos os cenários para 2026, diz Datafolha

Ação integrada apreende veículos irregulares e reforça segurança aquaviária em Maragogi
![[Vídeo] Avião faz pouso forçado entre carros e caminhões em rodovia](https://img.7segundos.com.br/g3RE3WLIPV610XBBUTjy0i5B2Wk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/c2d49e52c1cbbb00b1cce9a1f50e2bec.avif)
[Vídeo] Avião faz pouso forçado entre carros e caminhões em rodovia

Boi descontrolado assusta populares e ataca mulher no município de Satuba

CNJ proíbe tribunais de prender para cumprimento de pena nos regimes aberto e semiaberto

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
