Defesa do ex-comandante da PMDF reitera pedido para revogação da prisão
Fábio Augusto Vieira foi exonerado após os atos criminosos que ocorreram em Brasília em 8 de janeiro; PGR afirma ex-comandante poderia e deveria ter acionado o efetivo necessário para conter a ação criminosa
Após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar contra a revogação da prisão do ex-comandante da PMDF, Fábio Augusto Vieira, a defesa reiterou um pedido de revogação de prisão. Vieira foi exonerado após os atos criminosos que ocorreram em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Mais cedo, a PGR afirmou que esse não é o momento para se esmiuçar provas e analisar o mérito da investigação – ainda pendente de diligências e da análise de elementos para subsidiar o entendimento (opinio delicti) do Ministério Público Federal (MPF).
Conforme defendeu a PGR, o ex-comandante poderia e deveria ter acionado o efetivo necessário para conter a ação criminosa, reiterando que ele esteve na Praça dos Três Poderes durante a invasão do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).
Para a defesa, entretanto, Vieira se utilizou dos meios até então disponíveis para evitar o problema dos atos criminosos, e que ele foi informado sobre a suficiência do contingente policial que se destinaria a conter qualquer ameaça.
“Não é verdadeira a narrativa de que o Requerente não buscou se inteirar sobre as providências que foram tomadas para garantir a segurança no dia 08 de janeiro de 2023. Conforme mencionado pelo Requerente em seu depoimento perante a Polícia Federal, todas as notícias a ele repassadas eram no sentido de que todo o contingente já escalado e pronto para ser empregado era suficiente para promover a segurança no dia 08 de janeiro de 2023, inclusive, sendo noticiado a ele o emprego total das forças especiais”, afirmou a defesa.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
