Defesa do ex-comandante da PMDF reitera pedido para revogação da prisão
Fábio Augusto Vieira foi exonerado após os atos criminosos que ocorreram em Brasília em 8 de janeiro; PGR afirma ex-comandante poderia e deveria ter acionado o efetivo necessário para conter a ação criminosa

Após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar contra a revogação da prisão do ex-comandante da PMDF, Fábio Augusto Vieira, a defesa reiterou um pedido de revogação de prisão. Vieira foi exonerado após os atos criminosos que ocorreram em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Mais cedo, a PGR afirmou que esse não é o momento para se esmiuçar provas e analisar o mérito da investigação – ainda pendente de diligências e da análise de elementos para subsidiar o entendimento (opinio delicti) do Ministério Público Federal (MPF).
Conforme defendeu a PGR, o ex-comandante poderia e deveria ter acionado o efetivo necessário para conter a ação criminosa, reiterando que ele esteve na Praça dos Três Poderes durante a invasão do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).
Para a defesa, entretanto, Vieira se utilizou dos meios até então disponíveis para evitar o problema dos atos criminosos, e que ele foi informado sobre a suficiência do contingente policial que se destinaria a conter qualquer ameaça.
“Não é verdadeira a narrativa de que o Requerente não buscou se inteirar sobre as providências que foram tomadas para garantir a segurança no dia 08 de janeiro de 2023. Conforme mencionado pelo Requerente em seu depoimento perante a Polícia Federal, todas as notícias a ele repassadas eram no sentido de que todo o contingente já escalado e pronto para ser empregado era suficiente para promover a segurança no dia 08 de janeiro de 2023, inclusive, sendo noticiado a ele o emprego total das forças especiais”, afirmou a defesa.
Últimas notícias

Núcleo de Línguas retoma atividades para mais de 200 estudantes

Adolescente de 17 anos é assassinado a tiros em Cajueiro

Video flagra suposta troca de comida por votos em eleição do PT, em Maceió

Brics defendem pagamento de direito autoral para uso em IA

Crianças são salvas por vizinho durante incêndio em prédio de Paris

Filiados do PT vão às urnas em Alagoas para escolher novos dirigentes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
