Defesa do ex-comandante da PMDF reitera pedido para revogação da prisão
Fábio Augusto Vieira foi exonerado após os atos criminosos que ocorreram em Brasília em 8 de janeiro; PGR afirma ex-comandante poderia e deveria ter acionado o efetivo necessário para conter a ação criminosa

Após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar contra a revogação da prisão do ex-comandante da PMDF, Fábio Augusto Vieira, a defesa reiterou um pedido de revogação de prisão. Vieira foi exonerado após os atos criminosos que ocorreram em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Mais cedo, a PGR afirmou que esse não é o momento para se esmiuçar provas e analisar o mérito da investigação – ainda pendente de diligências e da análise de elementos para subsidiar o entendimento (opinio delicti) do Ministério Público Federal (MPF).
Conforme defendeu a PGR, o ex-comandante poderia e deveria ter acionado o efetivo necessário para conter a ação criminosa, reiterando que ele esteve na Praça dos Três Poderes durante a invasão do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).
Para a defesa, entretanto, Vieira se utilizou dos meios até então disponíveis para evitar o problema dos atos criminosos, e que ele foi informado sobre a suficiência do contingente policial que se destinaria a conter qualquer ameaça.
“Não é verdadeira a narrativa de que o Requerente não buscou se inteirar sobre as providências que foram tomadas para garantir a segurança no dia 08 de janeiro de 2023. Conforme mencionado pelo Requerente em seu depoimento perante a Polícia Federal, todas as notícias a ele repassadas eram no sentido de que todo o contingente já escalado e pronto para ser empregado era suficiente para promover a segurança no dia 08 de janeiro de 2023, inclusive, sendo noticiado a ele o emprego total das forças especiais”, afirmou a defesa.
Últimas notícias

Espetáculo de coral como inclusão social acontece neste final de semana em Viçosa, Paripueira e Arapiraca

Hytalo Santos foi agredido por traficantes do CV, revelou Diaba Loira em vídeo

Teca Nelma defende atualização de Plano Diretor e reforça combate à violência contra a mulher

Documentos em carro que estava próximo a jovem encontrado nu e desacordado podem dar pistas de criminosos

Suspeito de atropelar e matar mulher que fazia caminhada em Santana do IPanema é identificado

Homem é preso com 6 iPhones 16 Pro Max e Apple Watches por descaminho em aeroporto de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
