Pesquisa estuda emocional de moradores atingidos pela tragédia da mineração em Maceió
Pesquisadores focam nos bairros do Mutange, Pinheiro, Bebedouro e Bom Parto

Intitulada “Adoecimento mental das pessoas vítimas da instabilidade do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro em Maceió, Alagoas”, a pesquisa tem ganhado difusão nas redes sociais e tem como objetivo investigar as doenças que acometeram ex-residentes dos locais ameaçados de afundamento, na capital, pela mineração da Braskem.
A análise faz parte da dissertação da aluna Priscilla Souza, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A mestranda é a responsável pela divulgação e recrutamento dos participantes, junto com o bolsista do Programa de Iniciação Científica (Pibic), Matheus Melo, ambos sob a orientação da professora do PPGENF, Verônica Alves, enfermeira com doutorado em Saúde Mental.
O objetivo da abordagem é entrevistar 380 ex-moradores dos bairros listados. Verônica Alves destaca que ainda não existem investigações relacionadas às consequências sobre a saúde da população vítima da instabilidade do solo nos locais afetados. “Buscas nas principais bases de dados demonstram que pesquisas voltadas para o bem-estar mental desse público ainda são inexistentes, sendo considerada inédita essa nossa análise”, frisou ela.
Desde então, a investigação vem sendo conduzida de forma on-line, atentando-se à dificuldade de identificar onde os ex-moradores passaram a residir. Para o recrutamento dos integrantes deste estudo está sendo disponibilizado um link nas redes sociais – Facebook, Instagram, WhatsApp – com o convite para participar da análise.
Para quem se interessar em saber mais detalhes sobre a pesquisa basta acessar o Instagram ‘Vidas Rachadas’, ou contribuir diretamente através do link da investigação.
Últimas notícias

Artesanato alagoano em contagem regressiva para a Paris Designer Week 2025

Rafael Brito propõe Pé-de-Meia para todos os alunos do ensino médio público

MPF, MP e DPU pedem decisão urgente sobre o Bom Parto antes de ação contra Braskem

Deputado Fabio Costa pressiona por convocação de irmão de Lula na CPMI do INSS

Bonner se despede do 'Jornal Nacional'; Renata Vasconcellos e César Tralli formarão nova dupla

MP cobra transparência e realização de concursos públicos na Barra de Santo Antônio e Paripueira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
