Polícia

Segurança apresenta dados criminais de Maceió registrados em janeiro

Mortes violentas intencionais tiveram aumento em comparação com 2022

Por 7Segundos 07/02/2023 09h09
Segurança apresenta dados criminais de Maceió registrados em janeiro
Tiro de arma de fogo - Foto: Reprodução / Tsvetoslav Hristov

O governo de Alagoas divulgou durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (07) o novo balanço de números da Segurança Pública. O governador Paulo Dantas, o secretário de Segurança, Fábio Saraiva, e o delegado da PC/AL, José Cícero, estiveram presentes.

O mês de janeiro deste ano teve pequeno aumento no número de mortes violentas, em comparação com o mesmo mês de 2022. Foram 33 assassinatos, contra 26 contabilizados no ano passado.

A SSP aproveitou a coletiva para informar que alterou nomenclatura de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) para Mortes Violentas Intencionais (MVI). O objetivo é se adequar a como o Fórum Brasileiro de Segurança Pública coleta dados.

Também houve aumento em assaltos a coletivos, que subiram de três para quatro registros, de janeiro de 2022 para o mesmo mês deste ano. Ainda segundo dados da SSP, a quantidade de armas de fogo apreendidas subiu de 32 para 40 no mesmo período avaliado.

“Estamos enfrentando este desafio e mantendo a estabilidade dos números, quando nos disseram que seria impossível. No ano passado, um boletim do Ministério da Justiça apontou as 50 cidades mais violentas do país, e não havia nenhuma de Alagoas”, disse o secretário da SSP, Flávio Saraiva.

O governador Paulo Dantas ressaltou que o Estado vai continuar investindo. “Iremos fazer novas convocações dos concursos da Polícia Militar e dos Bombeiros, ampliando o efetivo e investindo em infraestrutura”.