Número de consultas pelo SUS é três vezes maior que particular em Alagoas
Os dados são do relatório ''Demografia Médica no Brasil'', elaborado pela Associação Médica Brasileira (AMB)

No último ano, o número de consultas realizadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas foi três vezes maior que as feitas em planos de saúde. Os dados são do relatório "Demografia Médica no Brasil", elaborado pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Segundo o documento, em 2022 foram mais de 6,2 milhões de atendimentos pelo SUS, contra cerca de 1,8 milhão no particular. A quantidade de consultas do serviço público é 3,4 vezes superior que as do setor privado em todo o estado.
Entretanto, quando a média de atendimentos por habitante ao ano é analisada, a iniciativa privada sai na frente com 4,27, enquanto que o SUS obteve 1,83.
A diferença é evidenciada uma vez que os serviços públicos estão disponíveis gratuitamente a todos, mas apenas aproximadamente um oitavo da população alagoana possui algum tipo de plano de saúde. Em números, os que têm acesso ao privado são cerca de 426 mil, entre os mais de 3,4 milhões de habitantes no estado.
Ao todo, somando particular e SUS, foram mais de 8 milhões de consultas realizadas em Alagoas no ano passado. A média de consultas por pessoa em 2022 ficou em 2,37.
Maior parte dos médicos se concentra na capital
Dados atualizados do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostram a desigualdade na distribuição e fixação de profissionais, com maior concentração de médicos nas capitais e uma deficiência em municípios pequenos do interior. Em Alagoas, são 5.927 profissionais em atividade.
Detalhando os números, são 1,76 médicos para cada mil alagoanos. Quando distribuímos no mapa, Maceió tem a concentração de 83% dos médicos, o que vale a 4.929 profissionais, sendo 4,78 para cada mil maceioenses. No interior, este valor cai para 0,43, com a soma de 998 médicos.
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Homens são flagrados fazendo sexo em plena luz do dia na Praia da Avenida

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
