Política

Eleições do Conselho Tutelar ganham maior importância com interesse da AMA em unificar processo

Hugo Wanderley disse que vai ter empenho da associação para garantir a lisura do pleito

14/02/2023 12h12
Eleições do Conselho Tutelar ganham maior importância com interesse da AMA em unificar processo
AMA - Foto: ASCOM/AMA

As eleições para o Conselho Tutelar neste ano prometem ser uma das mais concorridas dos últimos tempos. Basta observar a importância que a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) está dando para esse pleito que até então não tinha tanta importância, mas com o passar dos anos virou base para muitos políticos que buscam candidaturas de vereador e prefeito.

“Em Alagoas já começamos uma mobilização para garantir que a gente possa instituir em cada município um conselho eficiente vocacionado para defender e atender o direito infanto juvenil. Esse a novidade é a urna eletrônica, em parceria com o TRE, para garantir lisura do processo”, disse o promotor de Justiça, Cláudio Malta, que esteve na sede da AMA, na segunda-feira (13) para apresentar aos prefeitos e prefeitas os detalhes das eleições unificadas dos conselheiros tutelares, que acontecerão no primeiro domingo de outubro, conforme informações da associação.

Em nome dos 102 prefeitos de Alagoas, o presidente da AMA, Hugo Wanderley, demonstrou empenho e interesse nesse pleito, bem como garantiu que vai defender e auxiliar no esclarecimento aos prefeitos. “É interesse dos municípios a lisura da eleição dos conselheiros para garantir que os direitos das crianças e adolescentes dos nossos municípios sejam respeitados. Vamos trabalhar para em outubro tudo acontecer”, ressaltou Hugo Wanderley.

Os conselhos tutelares são responsáveis, por exemplo, por receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus-tratos e exploração sexual. Para se candidatar ao cargo, os interessados devem cumprir alguns critérios definidos em lei, como experiência comprovada de no mínimo três anos na área da infância e adolescência e residir há pelo menos dois anos na região administrativa onde pretende atuar.

A presidente dos Conselhos Tutelares, Jailda Santos, aproveitou a oportunidade para distribuir junto aos prefeitos um formulário para ser protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitação de urnas eletrônicas.