MPT notifica Prefeitura de Maceió após morte de trabalhador em estrutura do São João
Inquérito civil foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente
O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou, na última sexta-feira (4), um inquérito civil para investigar as circunstâncias da morte de um trabalhador durante a desmontagem da estrutura de um camarote utilizado nos festejos juninos de Maceió, no bairro de Jaraguá. A vítima, natural do Rio Grande do Norte, foi encontrada sem vida na manhã da última quinta-feira (3), sobre a estrutura do camarote.
Em decorrência do ocorrido, o MPT notificou o Município de Maceió, que terá o prazo de cinco dias para apresentar uma análise detalhada do acidente, bem como esclarecer o tipo de vínculo mantido com o trabalhador falecido. A notificação também exige que a Prefeitura informe se foi instaurado processo administrativo para apuração dos fatos.
Além disso, o Município deverá fornecer dados e contatos do responsável legal pela empresa terceirizada contratada para montagem e desmontagem do camarote, bem como cópia do contrato firmado e do procedimento administrativo que resultou na contratação.
Entre os documentos solicitados pelo MPT estão: a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), laudo do exame de necrópsia e uma lista com nome, CPF, função e telefone de todos os trabalhadores envolvidos na montagem da estrutura.
Outras diligências
Como parte do inquérito, o MPT também enviou ofícios a diversos órgãos públicos. À Polícia Civil foi solicitado o envio de informações sobre o acidente e, se houver, cópia do inquérito policial instaurado. O Instituto Médico Legal (IML) também deverá apresentar o laudo cadavérico da vítima no prazo de 10 dias.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTb/AL) foi notificada para informar as conclusões da análise do acidente. Já o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram requisitados a encaminhar eventuais boletins de ocorrência relacionados ao caso.
Segundo o MPT, somente neste ano já foram instaurados 24 procedimentos para investigar acidentes de trabalho em Alagoas. Em 2023, foram abertos 43 procedimentos semelhantes, com base em denúncias recebidas pela instituição.
A investigação sobre a morte do trabalhador busca responsabilizar eventuais omissões e garantir medidas que evitem novas tragédias envolvendo condições inseguras de trabalho em eventos públicos.
Últimas notícias
Após ação da Defensoria, BRK apresenta mapas do esgotamento na Região Metropolitana de Maceió
Enem 2025: divulgados gabaritos e cadernos de provas do 2º dia
Moradores denunciam suspeito que estaria roubando no Conjunto Novo Jardim, no Eustáquio Gomes
Após cinco quedas consecutivas, sindicalização volta a crescer em Alagoas
Prefeita Marcela Gomes divulga programação musical da festa de 63 anos de Novo Lino
Caminhão derruba passarela, e motorista de carro morre esmagado na BR-116
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
