MPT notifica Prefeitura de Maceió após morte de trabalhador em estrutura do São João
Inquérito civil foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente
O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou, na última sexta-feira (4), um inquérito civil para investigar as circunstâncias da morte de um trabalhador durante a desmontagem da estrutura de um camarote utilizado nos festejos juninos de Maceió, no bairro de Jaraguá. A vítima, natural do Rio Grande do Norte, foi encontrada sem vida na manhã da última quinta-feira (3), sobre a estrutura do camarote.
Em decorrência do ocorrido, o MPT notificou o Município de Maceió, que terá o prazo de cinco dias para apresentar uma análise detalhada do acidente, bem como esclarecer o tipo de vínculo mantido com o trabalhador falecido. A notificação também exige que a Prefeitura informe se foi instaurado processo administrativo para apuração dos fatos.
Além disso, o Município deverá fornecer dados e contatos do responsável legal pela empresa terceirizada contratada para montagem e desmontagem do camarote, bem como cópia do contrato firmado e do procedimento administrativo que resultou na contratação.
Entre os documentos solicitados pelo MPT estão: a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), laudo do exame de necrópsia e uma lista com nome, CPF, função e telefone de todos os trabalhadores envolvidos na montagem da estrutura.
Outras diligências
Como parte do inquérito, o MPT também enviou ofícios a diversos órgãos públicos. À Polícia Civil foi solicitado o envio de informações sobre o acidente e, se houver, cópia do inquérito policial instaurado. O Instituto Médico Legal (IML) também deverá apresentar o laudo cadavérico da vítima no prazo de 10 dias.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTb/AL) foi notificada para informar as conclusões da análise do acidente. Já o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram requisitados a encaminhar eventuais boletins de ocorrência relacionados ao caso.
Segundo o MPT, somente neste ano já foram instaurados 24 procedimentos para investigar acidentes de trabalho em Alagoas. Em 2023, foram abertos 43 procedimentos semelhantes, com base em denúncias recebidas pela instituição.
A investigação sobre a morte do trabalhador busca responsabilizar eventuais omissões e garantir medidas que evitem novas tragédias envolvendo condições inseguras de trabalho em eventos públicos.
Últimas notícias
Folia de Rua transforma Arapiraca em festa ao longo dos anos com frevo e animação
[Vídeo] Família de Maceió é surpreendida em voo após filha concluir última quimioterapia
Operação Cerco Fechado cumpre mandados de prisão em três municípios do Sertão de AL
Período de matrícula de alunos veteranos da Ufal inicia no dia 2 de fevereiro
Alagoas é refúgio dos únicos filhotes da choquinha-de-alagoas
Copeve divulga calendário de convocação para aprovados no Sisu Ufal 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
