Porto de Maceió registra aumento de quase 10% na movimentação de cargas em 2022
Em 2022, também recebeu mais navios de passageiros
A Administração do Porto de Maceió (APMC) divulgou, nesta quarta-feira (15), o balanço de movimentação de cargas referente ao ano de 2022, registrando um crescimento de 9,23% em relação a 2021. Ao longo do ano, foram movimentadas 2.356.240 toneladas, enquanto no ano anterior, o porto da capital alagoana movimentou 2.157.144 toneladas.
Além do aumento no número total de cargas movimentadas, o crescimento pode ser visto também no comparativo da natureza de cargas, com incremento de 6,09% no transporte de granel sólido; 12,18% em granel líquido; e 446,67% em carga geral. Entre as modalidades de navegação, o avanço positivo também aponta para o crescimento de transporte em longo curso, com navegações internacionais, (+9,07%) e para a cabotagem, com navegações domésticas (+10,07%).
Entre os produtos transportados em 2022, lideram o ranking o açúcar em sacas, o açúcar a granel, o adubo, a gasolina e o melaço. Sendo um porto tradicionalmente graneleiro, 80% da movimentação de cargas no ano citado consiste na exportação e importação do granel sólido, com destaque para o açúcar a granel. Outro produto com notoriedade nessa categoria é o sal, que teve um salto de 52,99% em importação.
Em 2022, o Porto de Maceió também recebeu mais navios de passageiros, garantindo movimentação turística no estado e fortalecendo a economia local.
O administrador do Porto de Maceió, o economista Diogo Holanda, destaca que o crescimento nas movimentações reflete o trabalho realizado, que prioriza a estrutura, eficiência dos processos e buscas constantes por melhorias operacionais. “A nossa posição geográfica estratégica garante ao Porto de Maceió um excelente custo-benefício, o que favorece o crescimento das movimentações ano após ano. Na gestão, priorizamos a eficiência do fluxo portuário, com uma logística que garanta o bom funcionamento operacional e administrativo. Continuaremos em busca de melhorias e fazendo bom uso dos recursos, visando cada vez mais o desenvolvimento do setor portuário de Alagoas”, afirmou Holanda.
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
