Toffoli manda PGR avaliar se ação contra Bolsonaro por apologia ao estupro deve ser retomada
O caso diz respeito ao momento no qual Bolsonaro afirmou em 2014, antes de se tornar presidente, que a deputada Maria do Rosário (PT-RS) não merecia ser estuprada, porque ele a considerava "muito feia"
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre a continuidade de duas ações penais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela suposta prática dos crimes de injúria e de incitação ao crime.
O caso diz respeito ao momento no qual Bolsonaro afirmou em 2014, antes de se tornar presidente, que a deputada Maria do Rosário (PT-RS) não merecia ser estuprada, porque ele a considerava “muito feia”.
Em 1º de janeiro de 2019, o ex-presidente foi empossado no cargo de Presidente da República. Assim, contava com imunidade formal temporária, que impede o processamento de atos realizados antes do mandato.
“Em 31.12.2022, encerrou-se o mandato presidencial, findando a imunidade formal temporária do réu. Com o fim da inibição provisória do poder estatal de persecução penal, passou a ser permitida a responsabilização por atos ilícitos não funcionais, inclusive aqueles ocorridos previamente à assunção ao cargo. Observa-se que ainda não houve parecer ministerial acerca de manifestações defensivas juntadas”, disse o ministro.
Também em 2019, o ministro do STF Marco Aurélio Mello rejeitou recurso do presidente Jair Bolsonaro e manteve a decisão que havia determinado pagamento de R$ 10 mil de indenização por danos morais à deputada.
A CNN procurou a defesa de Bolsonaro e aguarda manifestação.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
