Toffoli manda PGR avaliar se ação contra Bolsonaro por apologia ao estupro deve ser retomada
O caso diz respeito ao momento no qual Bolsonaro afirmou em 2014, antes de se tornar presidente, que a deputada Maria do Rosário (PT-RS) não merecia ser estuprada, porque ele a considerava "muito feia"

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre a continuidade de duas ações penais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela suposta prática dos crimes de injúria e de incitação ao crime.
O caso diz respeito ao momento no qual Bolsonaro afirmou em 2014, antes de se tornar presidente, que a deputada Maria do Rosário (PT-RS) não merecia ser estuprada, porque ele a considerava “muito feia”.
Em 1º de janeiro de 2019, o ex-presidente foi empossado no cargo de Presidente da República. Assim, contava com imunidade formal temporária, que impede o processamento de atos realizados antes do mandato.
“Em 31.12.2022, encerrou-se o mandato presidencial, findando a imunidade formal temporária do réu. Com o fim da inibição provisória do poder estatal de persecução penal, passou a ser permitida a responsabilização por atos ilícitos não funcionais, inclusive aqueles ocorridos previamente à assunção ao cargo. Observa-se que ainda não houve parecer ministerial acerca de manifestações defensivas juntadas”, disse o ministro.
Também em 2019, o ministro do STF Marco Aurélio Mello rejeitou recurso do presidente Jair Bolsonaro e manteve a decisão que havia determinado pagamento de R$ 10 mil de indenização por danos morais à deputada.
A CNN procurou a defesa de Bolsonaro e aguarda manifestação.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
