Política

Metade dos presos em atos contra os Três Poderes recebeu auxílio emergencial

Mapeamento foi divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Ministério Público Federal (MPF)

Por 7Segundos com CNN Brasil 16/02/2023 18h06
Metade dos presos em atos contra os Três Poderes recebeu auxílio emergencial
Atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro - Foto: Lucas Neves/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Metade das 1,4 mil pessoas presas por conta dos atos criminosos contra as sedes dos Três Poderes recebeu o Auxílio Emergencial do governo federal. O mapeamento, divulgado nesta quinta-feira (16), foi realizado pelo Ministério Público Federal (MPF).

O levantamento aponta ainda que mil presos por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro continuam à disposição do judiciário em dois presídios do Distrito Federal. Os demais cumprem medidas em domicílio.

De acordo com o MPF, dos presos, 60% são homens, e a maioria possui idade entre 36 e 55 anos.

Ainda de acordo com os dados divulgados pelo Ministério Público, menos de um quinto possui filiação partidária e há pessoas que se candidataram em eleições passadas ou forneceram serviços para campanhas políticas.

Essas informações têm servido de apoio nas investigações conduzidas pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos. O trabalho permite traçar o perfil dos envolvidos e contribui para o processo de apuração de eventuais responsabilidades dos agentes, de forma individualizada.

A equipe responsável por esse levantamento de informações é composta por 15 integrantes, entre membros e servidores do MP de diferentes localidades do país, incluindo peritos e especialistas em tecnologia da informação.

A criação dessa frente de trabalho, segundo o MPF, foi necessária dado o grande volume de relatórios de pesquisa e informação. Como resultado desse trabalho conjunto, em pouco mais de um mês, aproximadamente 700 denúncias foram apresentadas à Justiça.