Campanha do mês da mulher reforça ações das unidades de saúde contra o câncer de colo do útero
Atividades visam mobilizar usuárias para os cuidados preventivos contra a doença

Com a missão de desenvolver, na prática diária, a promoção e prevenção das ações de saúde junto à população, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vêm destacando, durante todo este mês, os cuidados com a mulher maceioense, nas ações do Março Lilás, campanha da Prefeitura de Maceió que celebra o Mês da Mulher com ações educativas e de prevenção ao câncer de colo do útero.
Para comemorar o Mês da Mulher, a URS Pitanguinha, localizada no início da parte alta da cidade, mobilizou as usuárias durante a sexta-feira (10) com uma programação diversificada. Em palestras, profissionais da área médica, serviço social, psicologia e enfermagem abordaram temas relacionados à doença, como a importância dos exames preventivos e sinais da enfermidade, além dos direitos sociais e aspectos emocionais dos pacientes com câncer.
De acordo com a gerente administrativa da unidade de saúde, Graziela Arruda, além das orientações relacionadas aos cuidados preventivos contra este tipo de câncer – infelizmente ainda tão comum entre as mulheres – foram disponibilizados a coleta de citologia e o agendamento de consultas com ginecologista, ampliando ainda mais a assistência nessa área durante a campanha.
USF José Bernardes Neto
Localizada na região do ABC, em Fernão Velho, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Bernardes Neto movimentou a manhã desta quinta-feira (09) nas ações do Março Lilás, campanha da Prefeitura de Maceió que celebra o mês da mulher com ações educativas e de prevenção ao câncer do colo do útero.
A programação elaborada pelos profissionais da unidade e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), contou com palestra orientativa acerca do tema central da campanha, ginástica laboral, lanche nutritivo com frutas e um bazar, com vários itens do vestuário.
CAPS Sadi de Carvalho
No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Dr. Sadi de Carvalho, localizado na Chã da Jaqueira, a celebração do Dia Internacional da Mulher reuniu profissionais de saúde e usuários num dia simbólico e representativo, com o objetivo de estimular a discussão e reflexão do papel da mulher na sociedade, tratando especialmente sobre o cenário atual e o que ainda precisa avançar para garantir o bem-estar e os direitos femininos na sociedade.
A ação, realizada no Dia da Mulher, coincidiu também com a retomada das assembleias do Caps Sadi, iniciativa na qual os usuários têm a oportunidade de participar das decisões e opinar sobre seu tratamento, fomentando relações de horizontalidade e co-gestão.
“Procuramos acolher, respeitando e valorizando cada opinião, as sugestões do grupo – sobre as atividades do serviço, questões burocráticas e possíveis conflitos – que visem auxiliar as decisões coletivas. Dessa forma, reforçamos o resgate da autonomia e uma maior inserção dos usuários, fortalecendo o controle social e a participação social na unidade”, ressaltou a gerente do CAPS Sadi, Carla Rocha.
As ações do Março Lilás - atividades educativas e disponibilização de serviços - seguirão em todas as unidades de saúde do Município até o final deste mês.
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
