"Nosso planejamento tá focado em aumentar o número de oferta de vagas" diz Secretário de Educação do Município
José Neto foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia, na 96FM
Nesta terça-feira (14) o Secretário da Educação de Maceió, José Neto, foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia, na 96FM.
Na ocasião, o secretário comentou sobre o início de seu mandato como Secretário: "Criamos uma mesa, que a gente chama de Mesa de Negociação Permanente, onde quinzenalmente a gente senta com o Representante do Sindicato Representativo (SINTEAL) e nós dialogamos sobre todas as pautas que o Sindicato conclama, então a gente vem dialogando permanentemente com o sindicato para que a gente em conjunto construa essa ponte de soluções". José Neto enfatiza que essas relações são construídas na base do diálogo e sua gestão tem como base esse pilar.
José Neto também falou da greve de 2022 e como isso afetou a educação do município: "Nós tivemos em 2022 uma greve que fizeram que ficássemos sem aula por 40 dias e esse período nos trouxe um certo prejuízo. Então a gente ficou com o calendário rachado. Nosso planejamento é para que todas as escolas estejam no calendário de 2023 a partir do dia 27 de março". Aproximadamente 20% das escolas municipais estão seguindo o calendário atrasado.
Sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o secretário falou: "Nós temos dois projetos em execução: Projeto Alfabetiza, para buscar mecanismos para a criança seja alfabetizada na idade certa, em parceria com Educação Pra Valer e Instituto Lema e o Projeto Conquista que é o reforço escolar no contraturno. Então temos essas duas políticas para desenvolver esse ano para obter um resultado satisfatório no IDEB".
O secretário também explicou que: "Alguns regramentos impostos pelo Ministério da Educação flexibilizam algumas regras de reprovação. Ainda existe reprovação, mas há uma flexibilização olhando especificamente cada caso. A gente sabe que a pandemia foi um fator que mudou a educação sabendo que existem alunos que não tinham infraestrutura para assistir aulas. Reprová-los nessas condições seria um retrocesso. A mudança do nosso dia a dia fez que tomássemos algumas medidas".
Sobre a falta de escolas no município, o secretário explicou: "Hoje nós temos 147 unidades escolares, nos próximos 30 dias serão entregues 4 novas creches, nós temos uma reforma grande na Escola Ieda na Vila Campestre, nós temos algumas unidades alugadas que irão virar escolas, nós temos outras duas unidades na Cidade Universitária então o nosso planejamento tá focado em aumentar o número de oferta de vagas. Nós temos ainda em execução, uma em Ipioca e uma em Ouro Preto e nós estamos hoje com uma licitação aberta para a construção de 73 novas creches".
Sobre a merenda escolar, o secretário José Neto informou que: "Hoje, nosso enfoque, é nos que adquirimos 70 à 100% desse recurso da agricultura familiar do nosso Estado. A alimentação das crianças requer todo um cuidado e atenção. Nós compramos 52 itens da agricultura familiar, nosso direcionamento é cumprir a meta da Prefeitura, fortalecer a agricultura familiar e meu planejamento é que isso aumente. Esse ano eu quero ver se compramos mais de 50% dos itens da agricultura familiar".
Sobre o transporte escolar, José Neto explicou: "Nós temos uma frota própria de aproximadamente 40 ônibus e nós temos um contrato com uma prestadora de serviços. Nós atendemos aquele aluno que atende os critérios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nós temos por obrigação oferecer o sistema de transporte escolar, além do programa Passe Livre".
Áudios
SECRETARIO EDUCAÇÃO MACEIO 2.mp3
SECRETARIO EDUCAÇÃO MACEIO.mp3
Últimas notícias
Suspeito de sequestrar homem em PE e matá-lo em AL é preso após dois anos do crime
Motociclista bebêdo provoca acidente e deixa mulher e filho feridos em Marogogi
Governo de Alagoas lança concurso do DER com 20 vagas; provas acontecem em julho
Cozinha de restaurante pega fogo no bairro de Pajuçara e bombeiros são acionados
Junqueiro avança para implantar Patrulha Maria da Penha para proteção de mulheres
Grave acidente deixa jovem morta e outros dois feridos em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
