Violência

MP acompanha caso de violência policial no Jacitinho

A promotoria de Controle Externo dos Policiais começou a apurar informações sobre o ocorrido

Por 7Segundos com TV Pajuçara 23/03/2023 15h03
MP acompanha caso de violência policial no Jacitinho
Sede do Ministério Público em Maceió - Foto: Assessoria

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) já está ciente e faz o acompanhamento do caso de violência policial ocorrido no Jacitinho, em Maceió, cujo vídeo foi divulgado recentemente. A promotoria de Controle Externo dos Policiais começou a apurar informações sobre o que aconteceu.

No entanto, tudo que o MP possui até então são as imagens da brutalidade, sem data e a localização exata, o que dificultou o imediatismo na ação do órgão ministerial. A promotora Karla Padilha explicou que o vídeo é fundamental, não restando dúvidas que precisa de uma apuração criteriosa por parte da corregedoria da Polícia Militar.

“Já fizemos um levantamento preliminar obtendo informações que indicam o local exato, o horário aproximado e a data do evento, para que possamos cobrar e identificar os integrantes da PM responsáveis, através do rastreamento das viaturas via GPS que passaram pelo local. Segundo as imagens, não existe justificativa plausível para violência”, explica Karla.

A promotora disse que entrou em contato com o comandante geral da PM, que afirmou que vai tomar todas as providências necessárias para investigação, ressaltando que tem interesse e compromisso de apurar de forma rigorosa o fato. O MP ainda vai encaminhar o ofício formalmente à polícia.

“Quando identificamos e dizemos que estamos atuando, o risco da vítima diminui muito. Se encorajem, busquem o Ministério, tragam elementos; a denúncia é anônima. Essa crença na impunidade é o que faz com que esses maus policiais continuem praticando esse tipo de violência. Podem perder a farda se forem identificados. Temos programas de proteção, que, nos casos graves, podem ser utilizados”, ressaltou Padilha.