Casos de violência em escolas aumentam; Alagoas registrou ameaças
Desde o ano passado, nove casos do tipo ocorreram no Brasil

Os casos de violência extrema em escolas têm aumentado no Brasil nos últimos anos. De acordo com um levantamento da Universidades Estadual de Campinas (Unicamp), foram 22 ataques desde 2002.
No entanto, mais de um terço (9) desses registros ocorreram desde junho do ano passado. No ano de 2022, pelo menos um caso de ameaça de massacre foi contabilizado em Alagoas.
Em outubro, policiais da Seção de Crimes Cibernéticos da Deic identificaram um adolescente de 14 anos como responsável por criar um perfil para fazer ameaças de massacre em um colégio particular no bairro do Vergel do Lago, em Maceió.
Já na cidade de Arapiraca, em setembro do ano passado, um adolescente de 17 anos passou várias horas na frente de uma escola segurando um machado e ameaçando a diretora. Ele foi desarmado e detido por policiais militares. Na época, a Polícia Civil instaurou um inquérito.
Motivação
Em entrevista ao R7, a mestranda em educação pela Unicamp e especialista em justiça restaurativa, Cleo Garcia, atribui como um dos fatores a radicalização do discurso de ódio em redes sociais e os fóruns extremistas, nos quais adolescentes são cooptados.
Grupos como esses, prossegue ela, proporcionam a esses adolescentes "acolhimento e reconhecimento, que eles geralmente não têm aqui fora, estimulando-os a praticarem os ataques".
"Não sabemos quando, mas ocorrerão. Há uma conjunção de fatores que observamos que estão implicando nesse crescimento extremamente preocupante", afirma a pesquisadora.
Últimas notícias

Embaixador da Palestina é saudado em encontro nacional do PT em Brasília

Maragogi recebe obras do Vida Nova nas Grotas e nova sinalização turística

Carro pega fogo ao lado do Ceasa, na Forene, em Maceió

Haddad diz que negociar com Estados Unidos é prioridade para o governo

Tio de Michelle Bolsonaro é preso com vídeos de pornografia infantil

Suspeito de assalto é baleado no Village Campestre, em Maceió; comparsa fugiu
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
