Segurança

Casos de violência em escolas aumentam; Alagoas registrou ameaças

Desde o ano passado, nove casos do tipo ocorreram no Brasil

Por 7Segundos, com R7 29/03/2023 11h11 - Atualizado em 29/03/2023 11h11
Casos de violência em escolas aumentam; Alagoas registrou ameaças
Vigília ocorre em frente à escola alvo de ataques em SP - Foto: Aldieres Batista/g1

Os casos de violência extrema em escolas têm aumentado no Brasil nos últimos anos. De acordo com um levantamento da Universidades Estadual de Campinas (Unicamp), foram 22 ataques desde 2002.

No entanto, mais de um terço (9) desses registros ocorreram desde junho do ano passado. No ano de 2022, pelo menos um caso de ameaça de massacre foi contabilizado em Alagoas.

Em outubro, policiais da Seção de Crimes Cibernéticos da Deic identificaram um adolescente de 14 anos como responsável por criar um perfil para fazer ameaças de massacre em um colégio particular no bairro do Vergel do Lago, em Maceió.

Já na cidade de Arapiraca, em setembro do ano passado, um adolescente de 17 anos passou várias horas na frente de uma escola segurando um machado e ameaçando a diretora. Ele foi desarmado e detido por policiais militares. Na época, a Polícia Civil instaurou um inquérito.

Motivação


Em entrevista ao R7, a mestranda em educação pela Unicamp e especialista em justiça restaurativa, Cleo Garcia, atribui como um dos fatores a radicalização do discurso de ódio em redes sociais e os fóruns extremistas, nos quais adolescentes são cooptados.

Grupos como esses, prossegue ela, proporcionam a esses adolescentes "acolhimento e reconhecimento, que eles geralmente não têm aqui fora, estimulando-os a praticarem os ataques".

"Não sabemos quando, mas ocorrerão. Há uma conjunção de fatores que observamos que estão implicando nesse crescimento extremamente preocupante", afirma a pesquisadora.