Casos de violência em escolas aumentam; Alagoas registrou ameaças
Desde o ano passado, nove casos do tipo ocorreram no Brasil
Os casos de violência extrema em escolas têm aumentado no Brasil nos últimos anos. De acordo com um levantamento da Universidades Estadual de Campinas (Unicamp), foram 22 ataques desde 2002.
No entanto, mais de um terço (9) desses registros ocorreram desde junho do ano passado. No ano de 2022, pelo menos um caso de ameaça de massacre foi contabilizado em Alagoas.
Em outubro, policiais da Seção de Crimes Cibernéticos da Deic identificaram um adolescente de 14 anos como responsável por criar um perfil para fazer ameaças de massacre em um colégio particular no bairro do Vergel do Lago, em Maceió.
Já na cidade de Arapiraca, em setembro do ano passado, um adolescente de 17 anos passou várias horas na frente de uma escola segurando um machado e ameaçando a diretora. Ele foi desarmado e detido por policiais militares. Na época, a Polícia Civil instaurou um inquérito.
Motivação
Em entrevista ao R7, a mestranda em educação pela Unicamp e especialista em justiça restaurativa, Cleo Garcia, atribui como um dos fatores a radicalização do discurso de ódio em redes sociais e os fóruns extremistas, nos quais adolescentes são cooptados.
Grupos como esses, prossegue ela, proporcionam a esses adolescentes "acolhimento e reconhecimento, que eles geralmente não têm aqui fora, estimulando-os a praticarem os ataques".
"Não sabemos quando, mas ocorrerão. Há uma conjunção de fatores que observamos que estão implicando nesse crescimento extremamente preocupante", afirma a pesquisadora.
Últimas notícias
Homem fica gravemente ferido após ter olho atingido por barra de ferro em Coruripe
Leonardo Dias aprova Título de Cidadão Honorário de Maceió a Flávio Bolsonaro
Entre a escola e o cinema: a história da servidora da Seduc que chegou ao Oscar
Justiça italiana autoriza extradição de ex-deputada Carla Zambelli
Esquilos são flagrados “fumando” vapes em parque e cena viraliza
Saiba quais trechos de rodovias estaduais foram federalizados em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
