Casos de violência em escolas aumentam; Alagoas registrou ameaças
Desde o ano passado, nove casos do tipo ocorreram no Brasil
Os casos de violência extrema em escolas têm aumentado no Brasil nos últimos anos. De acordo com um levantamento da Universidades Estadual de Campinas (Unicamp), foram 22 ataques desde 2002.
No entanto, mais de um terço (9) desses registros ocorreram desde junho do ano passado. No ano de 2022, pelo menos um caso de ameaça de massacre foi contabilizado em Alagoas.
Em outubro, policiais da Seção de Crimes Cibernéticos da Deic identificaram um adolescente de 14 anos como responsável por criar um perfil para fazer ameaças de massacre em um colégio particular no bairro do Vergel do Lago, em Maceió.
Já na cidade de Arapiraca, em setembro do ano passado, um adolescente de 17 anos passou várias horas na frente de uma escola segurando um machado e ameaçando a diretora. Ele foi desarmado e detido por policiais militares. Na época, a Polícia Civil instaurou um inquérito.
Motivação
Em entrevista ao R7, a mestranda em educação pela Unicamp e especialista em justiça restaurativa, Cleo Garcia, atribui como um dos fatores a radicalização do discurso de ódio em redes sociais e os fóruns extremistas, nos quais adolescentes são cooptados.
Grupos como esses, prossegue ela, proporcionam a esses adolescentes "acolhimento e reconhecimento, que eles geralmente não têm aqui fora, estimulando-os a praticarem os ataques".
"Não sabemos quando, mas ocorrerão. Há uma conjunção de fatores que observamos que estão implicando nesse crescimento extremamente preocupante", afirma a pesquisadora.
Últimas notícias
Projeto Raízes de Arapiraca idealizado pelo deputado Ricardo Nezinho chega a sua 29° edição
Carro pega fogo após vazamento de gás na Praia do Peba em Piaçabuçu
Conheça o padre gamer que evangeliza usando videogames e cultura geek
Boleira desmaia com calor durante partida do Australian Open
Casal aplica golpe para não pagar conta e restaurante expõe farsa
BBB26: Globo quer Pedro fora do reality e toma atitude desesperada
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
