Casos de violência em escolas aumentam; Alagoas registrou ameaças
Desde o ano passado, nove casos do tipo ocorreram no Brasil
Os casos de violência extrema em escolas têm aumentado no Brasil nos últimos anos. De acordo com um levantamento da Universidades Estadual de Campinas (Unicamp), foram 22 ataques desde 2002.
No entanto, mais de um terço (9) desses registros ocorreram desde junho do ano passado. No ano de 2022, pelo menos um caso de ameaça de massacre foi contabilizado em Alagoas.
Em outubro, policiais da Seção de Crimes Cibernéticos da Deic identificaram um adolescente de 14 anos como responsável por criar um perfil para fazer ameaças de massacre em um colégio particular no bairro do Vergel do Lago, em Maceió.
Já na cidade de Arapiraca, em setembro do ano passado, um adolescente de 17 anos passou várias horas na frente de uma escola segurando um machado e ameaçando a diretora. Ele foi desarmado e detido por policiais militares. Na época, a Polícia Civil instaurou um inquérito.
Motivação
Em entrevista ao R7, a mestranda em educação pela Unicamp e especialista em justiça restaurativa, Cleo Garcia, atribui como um dos fatores a radicalização do discurso de ódio em redes sociais e os fóruns extremistas, nos quais adolescentes são cooptados.
Grupos como esses, prossegue ela, proporcionam a esses adolescentes "acolhimento e reconhecimento, que eles geralmente não têm aqui fora, estimulando-os a praticarem os ataques".
"Não sabemos quando, mas ocorrerão. Há uma conjunção de fatores que observamos que estão implicando nesse crescimento extremamente preocupante", afirma a pesquisadora.
Últimas notícias
Arthur Lira rebate provocações de Renan Calheiros sobre o Senado Federal
Macaco órfão viraliza ao abraçar pelúcia após morte da mãe e ser rejeitado em zoo
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Correios admitem 'ciclo vicioso de prejuízos' com perda de clientes e de receitas
Dino proíbe criação de novas leis sobre pagamento de ‘penduricalhos’
Eleição antecipada na Câmara de Arapiraca pode ser anulada após investigação do MP
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
