Projeto de lei de 2022 já solicitava criação de ronda escolar municipal em Maceió
No PL é definido que o objetivo é ‘’orientar, prevenir e proteger as unidades escolares da rede municipal de ensino’’

Um projeto de lei que tramita na Câmara de Maceió, datado de 1º de novembro de 2022, já solicitava a criação de um programa de ronda escolar municipal. Neste ano, o estado contabilizou alguns casos de ameaças de ataques em municípios do interior e na capital.
No PL é definido que o objetivo é “orientar, prevenir e proteger as unidades escolares da rede municipal de ensino”; tudo isso por meio de uma comissão gestora, a ser constituída pelo Poder Executivo, composta pelos seguintes representantes:
- Secretaria Municipal de Educação;
- Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT;
- Guarda Civil Municipal;
- Alunos, desde que maiores de idade ou de pais e/ou responsáveis de alunos.
- Outras entidades definidas em regulamento próprio.
Entre as competências da ronda estariam vistorias no ambiente escolar, a preservação da integridade física dos professores e alunos; o patrulhamento das escolas e proximidades; o mapeamento de áreas com maiores incidências de crimes; ações preventivas; orientação e auxílio a direção das escolas na resolução de problemas (como maus tratos, abuso sexual, etc); entre outras.
O PL, que é de autoria da vereadora Gaby Ronalsa (PV), determina que a lei deverá ser regulamentada pelo Executivo no prazo de 90 dias, entrando em vigor na data de publicação. O projeto, no entanto, ainda está em fase de tramitação na Casa de Mário Guimarães.
O financiamento do programa deve ser feito por conta das dotações orçamentárias próprias, que poderão ser suplementadas, caso seja necessário.
Últimas notícias

Carro pega fogo ao lado do Ceasa, na Forene, em Maceió

Haddad diz que negociar com Estados Unidos é prioridade para o governo

Tio de Michelle Bolsonaro é preso com vídeos de pornografia infantil

Suspeito de assalto é baleado no Village Campestre, em Maceió; comparsa fugiu

Câmara de Maceió lança 4ª temporada do programa "Câmara em Debate" para aproximar Legislativo da população

PC prende jovem de 19 anos por ameaças e perseguição à ex-companheira grávida
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
