Fernando Pereira pede urgência na aprovação de PL que cria Programa de Prevenção contra Atentados em Escolas
Proposta já foi protocolada
O deputado estadual Fernando Pereira, líder do Progressistas na Assembleia Legislativa, apresentou alguns pontos do Projeto de Lei, de sua autoria, criando o Programa Estadual de Prevenção contra Atentados Violentos em Escolas, e pediu urgência na apreciação da matéria na Casa. Ele falou sobre o assunto nessa quarta-feira (19), durante reunião sobre segurança nas escolas, com a presença dos secretários estaduais de Segurança Pública, Flávio Saraiva; de Educação, Marcius Beltrão; e de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira.
Fernando explicou aos presentes que o PL foi protocolado no dia 15 de março deste ano, quando ainda não tinham ocorrido os atentados na escola e na creche que deixaram o país em luto, mas os dados mundiais e nacionais já apontavam para o crescimento de crimes dessa natureza.
“As estatísticas aumentaram, reforçando a urgência e importância da adoção de protocolo com medidas preventivas em Alagoas. Isso é necessário, mas mais do que isso, a educação precisa ser estratégica e prioritária. Precisam existir reais investimentos pedagógicos e de infraestrutura nas escolas, fazendo delas um ambiente saudável e de resultados para o futuro de todos”, afirmou.
Sobre o PL, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora sob análise da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, disse o parlamentar: “Tenho certeza que esse projeto vai trazer um norte, uma diretriz a todas as secretarias, pois cria o programa que desenvolverá ações e projetos para prevenir ataques realizados contra alunos, professores e funcionários dentro das escolas, por meio de políticas públicas integradas, convergentes em todas as áreas, educação, saúde, assistência social e segurança”.
Entre os pontos abordados na matéria, Fernando citou a realização de capacitação para que os servidores das escolas identifiquem possíveis ameaças; treinamento para ação em caso de ataques, serviço de apoio psicológico e religioso, e ampliação de programas como Ronda Escolar e o Proerd, da Polícia Militar.
“Nós, deputados, queremos ajudar os secretários de Estado, o governador Paulo Dantas, a achar um caminho para lidar com esse problema, que é uma preocupação constante dos pais, alunos, professores e da sociedade como um todo. Para encontrarmos soluções efetivas é necessário um esforço conjunto e entendo que é isso o que estamos fazendo aqui hoje: trabalhando conjuntamente em defesa de todos as alagoanas e alagoanos”, finalizou o parlamentar.
Presidida pelo deputado Silvio Camelo (PV), a reunião contou com as participações dos deputados Francisco Tenório (PP), Cabo Bebeto (PL), Fernando Pereira (PP), Delegado Leonam (União Brasil), Dudu Ronalsa (MDB), Ricardo Nezinho (MDB), Doutor Wanderley (MDB), Mesaque Padilha (União Brasil) e as deputadas Rose Davino (PP) e Fátima Canuto (MDB), além de representantes da sociedade civil organizada.
Últimas notícias
Orçamento de 2026 precisa de R$ 20 bi para ser fechado, diz Haddad
Lula: enfrentamento à violência contra mulher é prioridade na agenda
Terras indígenas: STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal
Garotinho pede reforço de escolta após dizer que “prendeu todo o CV”
Chefe de gabinete diz que Trump tem “personalidade de alcoólatra”
Deputado Fabio Costa denuncia suspeitas de corrupção na Saúde de Alagoas após operação da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
